Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia
O Programa
O programa:
O curso de pós-graduação em Fisioterapia, nível mestrado, da Universidade Federal de Pernambuco foi recomendado pela Capes em julho de 2008 e aprovado pelo MEC em junho de 2009. Em dezembro de 2023, o curso atingiu um novo marco com a aprovação do seu programa de doutorado. A área de concentração do curso é “Fisioterapia na Atenção à Saúde”, cujo eixo norteador se baseia em novos conceitos e discussões que envolvem o processo de saúde. A compreensão deste processo como resultado da forma como as sociedades estão organizadas e das relações entre o homem e o seu meio, indo além do discurso da “ausência de doença”.
Atualmente, a inserção de novos modelos de atenção à saúde exige a formação de profissionais capazes de atuar em todos os níveis e fases do processo saúde/doença. A proposta é consolidar um programa onde o processo de saúde, e não apenas a doença, seja objeto de investigação. Pretende-se, desta forma, inserir novos profissionais no mundo científico e acadêmico, focados em um paradigma de saúde ampliado, rompendo os limites da assistência curativa, permitindo assim o desenvolvimento de pesquisas em todos os níveis e fases do cuidado à saúde humana. , contribuindo como instrumento de mudança na área de atuação.
Neste contexto, foram estruturadas três linhas de investigação: Avaliação e intervenção em condições neuromusculoesqueléticas; Fisioterapia, desempenho funcional e qualidade de vida em condições cardiovasculares, respiratórias e renais; e Fisioterapia, desempenho funcional e qualidade de vida na saúde da mulher e do homem e no processo de envelhecimento. Construída com esse pensamento e baseada na experiência de seu corpo docente.
Os objetivos do Programa são:
Formar recursos humanos na área da Fisioterapia, contribuindo assim para o desenvolvimento do ensino e da investigação nas diversas vertentes relacionadas com a Fisioterapia.
Desenvolver e consolidar linhas de investigação específicas na área da Fisioterapia.
Promover a qualificação de profissionais, docentes e investigadores na área da Fisioterapia;
Incentivar a produção e o intercâmbio entre o Departamento de Fisioterapia e os demais Departamentos da UFPE, bem como outras instituições de ensino superior;
Promover a interação entre as atividades de ensino da graduação e as atividades de pesquisa da pós-graduação em Fisioterapia;
Proporcionar o desenvolvimento de pesquisas que possam validar a eficácia de novas técnicas e estratégias de avaliação e intervenção fisioterapêutica.
Área de concentração
Fisioterapia na área da saúde
Linhas de pesquisa
Linha 1: Fisioterapia, desempenho funcional e qualidade de vida em condições cardiovasculares, respiratórias e renais:
Descrição: tem como objetivo estudar os efeitos do exercício físico no desempenho funcional e na qualidade de vida desde a prevenção até o tratamento/reabilitação em indivíduos saudáveis e com comorbidades cardiovasculares, respiratórias, renais e metabólicas. Bem como estudar a confiabilidade, precisão e/ou eficácia de métodos e recursos que são utilizados durante avaliações e intervenções fisioterapêuticas em condições cardiovasculares, respiratórias, renais e metabólicas.
Linha 2: Avaliação e intervenção em condições neuromusculoesqueléticas:
Descrição: tem como objetivo estudar os métodos, recursos terapêuticos e instrumentos de avaliação utilizados na Fisioterapia e aplicáveis às condições neuromusculoesqueléticas agudas e crónicas, nos diferentes ciclos de vida, desde a prevenção até ao tratamento/reabilitação destas. Envolve estudos epidemiológicos e clínicos para estudar fatores de risco para condições neuromusculoesqueléticas e suas repercussões na funcionalidade humana.
Linha 3: Fisioterapia, desempenho funcional e qualidade de vida na saúde da mulher e do homem e no processo de envelhecimento:
Descrição: Tem como objetivo estudar as atividades fisioterapêuticas desde a prevenção até o tratamento/reabilitação de condições de saúde específicas da mulher, do homem e do processo de envelhecimento. A linha também inclui estudos com foco nas alterações do desempenho físico, qualidade de vida funcional nas diferentes fases da vida de mulheres, homens e idosos. Também visa estudar a confiabilidade, precisão e/ou eficácia de métodos e recursos utilizados durante avaliações e intervenções fisioterapêuticas em grupos populacionais específicos.