Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC)
O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado na cidade de Caruaru/PE, possui cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, contribuindo para a sólida formação cientifica de docentes e pesquisadores/as para atuar como docente e pesquisador atento à complexidade da sociedade na contemporaneidade, levando em conta as articulações entre local, regional, nacional e global. Nessa perspectiva, o perfil do profissional a ser formado é o de docente-pesquisador altamente qualificado para o exercício da docência e a produção, socialização e intervenção do conhecimento educacional no âmbito da universidade, da escola básica, dos sistemas oficiais de ensino, dos movimentos sociais e de outros espaços não-escolares. Até 2020, o Programa ofereceu formação em nível de mestrado. Com a aprovação pela Capes do curso de Doutorado, em 2020, e seu início em 01/02/2021, o Programa amplia seu escopo, incluindo a formação também de doutores. O foco do Programa são os fenômenos educativos contemporâneos, analisando questões locais, nacionais e globais das diferentes experiências educativas. Incluem-se, nessas questões, a diversidade étnica e cultural (educação escolar indígena, educação escolar quilombola, educação do campo, educação, gênero e sexualidade), assim como os múltiplos aspectos relacionados à docência e aos processos de ensino e aprendizagem, em contextos escolares e não escolares.
Voltado para o desenvolvimento da pesquisa e formação de pesquisadores/as e docentes, o PPGEduc tem como objetivo geral promover a formação de mestres (e, a partir de 2021, de doutores) em Educação. Esse objetivo geral desdobra-se em três outros específicos: 1) formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação, com ênfase na diversidade sociocultural e suas implicações na experiência formativa; 2) preparar pesquisadoras/es que desenvolvam pesquisa em Educação, enfocando diversas modalidades e dimensões do fenômeno educativo, em contextos escolares e não escolares; 3) desenvolver reflexão e propor caminhos que auxiliem o enfrentamento das grandes questões e desafios colocados pelos novos paradigmas científicos e educacionais, pelas demandas do sistema educacional e pelas práticas educativas desenvolvidas em espaços escolares e não escolares.
O Programa, que foi pioneiro no interior do Estado, na área de Educação, era denominado inicialmente “Educação – Campus Agreste” e, partir de 2012, teve a sua nomenclatura alterada para “Educação Contemporânea”. O PPGEduc surgiu no âmbito do projeto de expansão das universidades públicas no país, integrando-se às ações desenvolvidas em favor da descentralização da produção de conhecimento, concentrada, sobretudo, nas grandes metrópoles, atendendo, assim, a uma demanda histórica da região. Desde seu surgimento, o Programa tem contribuído decisivamente para a formação de docentes e pesquisadores que atuam em diversos espaços educativos e para o desenvolvimento de pesquisas sobre questões relevantes do campo educacional. As duas linhas de pesquisa do Programa – “Educação e Diversidade” e “Docência, Ensino e Aprendizagem” – expressam as necessidades de ampliação da formação de professores que atuam na Educação Básica, no Ensino Superior e nos movimentos sociais, bem como da qualificação de gestores públicos e dirigentes de organizações com projetos educativos no panorama da diversidade e das políticas públicas de educação e equidade social. É desse modo que a vivência de um processo formativo permeado, sobretudo, pela pesquisa/ensino/extensão, apresenta-se, para o Programa, tanto como um desafio quanto como uma expressão do seu compromisso acadêmico, científico e social.