Grupos e projetos de pesquisa Grupos e projetos de pesquisa

Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina

Este Grupo se traduz num espaço de produção do conhecimento onde estão presentes a pesquisa, extensão e o ensino numa abordagem inter e transdisciplinar sobre a educação e as lutas sociais emancipatórias de grupos e movimentos sociais no âmbito da América Latina. As temáticas de investigação são: a) Ciência e Produção do Conhecimento; b) Educação e Movimentos Sociais Populares na América Latina; c) Educação em Direitos Humanos, Memória e Verdade na América Latina; e d) Educação, Gênero e Sexualidades na América Latina. Este Grupo edita a REVISTA DEBATES INSUBMISSOS, ISSN 2595-2803, em plataforma on-line, cujos editores são Allene Lage, Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses.

Líder: Allene Carvalho Lage (PPGEduC-UFPE/CAA)

Vice-líder: Mário de Faria Carvalho (PPGEduC-UFPE/CAA)

 

Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (O Imaginário)

O IMAGINÁRIO congrega pesquisadoras(es) que se interessam por estudos relacionados às intersecções entre Interculturalidades, Artes e Educação. A partir de três linhas de pesquisa, Imaginário, Educação e Cultura; Estética, Gênero e Subjetividade(s); Design, Cultura e Imagem, as pesquisas elaboradas têm sido direcionadas, principalmente, a pensar fenômenos contemporâneos a partir de Expressões Artísticas, da Cultura Popular, Estética, barroco, dos Estudos Pós-Estruturalistas, da Teoria do Imaginário e das questões de gênero. De caráter transdisciplinar, o Grupo utiliza em suas pesquisas o diálogo entre diferentes áreas do saber, teorias, métodos e abordagens que permitem a leitura dos fatos sociais a partir de um lócus interdisciplinar.

Líder: Allene Carvalho Lage (PPGEduC-UFPE/CAA)

Vice-líder: Mário de Faria Carvalho (PPGEduC-UFPE/CAA)

 

Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade (SEGS)

O Grupo desenvolve atividades de extensão e pesquisas sobre os processos de subjetivação tanto na educação informal, via comunicação social, como na educação formal, seja na educação básica e ou superior, por meio das seguintes linhas de pesquisa: a) educação, gênero e sexualidade; b) Subjetividades, Interseccionalidades e Interculturalidades; e c) Comunicação e Mídia. Os temas centrais estudados são: Educação, Gênero, Sexualidade, Subjetividades, Interculturalidades e Interseccionalidades.

Líder: Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda (PPGEduC-UFPE/CAA)

Vice-líder: Ricardo Augusto de Sabóia Feitosa (UFPE/CAA)

 

Laboratório de Antropologia (Lan)

O Laboratório de Antropologia (Lan) tem atuado como suporte para diversas pesquisas na graduação, na pós-graduação e em atividades de extensão, especialmente no Agreste de PE, voltadas, principalmente, para a educação. O Laboratório vem realizando pesquisas sobre Educação Escolar Indígena e sobre a temática indígena nas escolas. Também tem realizado uma Cartografia dos Povos Ciganos do Agreste de PE e desenvolvido atividades junto às comunidades quilombolas.Atualmente, o Lan desenvolve a pesquisa Educação Patrimonial e Cartografia Arqueológica do Agreste Central de Pernambuco.

 

Líder: Sandro Guimarães de Salles (PPGEduC-UFPE/CAA)

 

 

Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente (GPEINFO)

 

O Grupo pesquisa metodologias, didáticas e interfaces utilizadas nas novas linguagens sustentadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) bem como as dificuldades para sua inserção nas práticas de ensino e aprendizagem em escolas de rede pública do agreste pernambucano. Os temas centrais estudados são: pensamento computacional, robótica educativa, objetos educacionais, formação continuada em tecnologias educativas e design instrucional de professores da rede pública. 

Líder: Anna Rita Sartore (PPGEduC-UFPE/CAA)

Vice-líder: Michele Mara de Araújo Espíndula Lima (UFPE/CAA)

 

Discursos e Práticas Educacionais

O Grupo de Pesquisa desenvolve estudos sobre teorias e políticas curriculares, saberes, formação e processos de profissionalização docente, educação infantil e infância e subdivide-se em duas linhas de atuação singulares: 1- Formação, profissionalização docente e práticas curriculares; 2- Infância, alteridade e educação da infância. Os estudos são implicados no cotidiano e nas práticas dos agentes e dos espaços educativos e estão ancorados em Abordagens da Teoria Crítica e Pós Crítica, Filosofia das Diferenças, Sociologia das Práticas Sociais e das Profissões buscando as aproximações possíveis.

O grupo sistematiza, discute e socializa o trabalho desenvolvido em encontros sistemáticos de seus integrantes, realização de seminários de pesquisa, seminários de campo para a devolução dos dados, atividades de extensão, participação em eventos da área, produção de TCC, dissertações e teses e publicação de textos na forma de artigos em periódicos e capítulos de livro.

 

Líder: Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná (PPGEduC-UFPE/CAA)

Vice-líder: Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles (UFPE/CAA)

 

Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE)

 

O GPENAPE pesquisa o ensino e a aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, com ênfase nas formações inicial e continuada de professores, na Educação do Campo e nas relações étnico-raciais e temáticas afins. Enfoca, também, a formação humana dos sujeitos educativos que estudam e que atuam em escolas do campo seriadas e multisseriadas, em escolas quilombolas e em outros espaços de formação.

Líder: Iranete Maria da Silva Lima (PPGEduC-UFPE/CAA)

Vice-líder: Maria Joselma do Nascimento Franco (PPGEduC-UFPE/CAA)

 

Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC)

O Grupo se propõe a pesquisa e investigação sobre políticas públicas educacionais que focam em direitos humanos, educação inclusiva, educação do campo, relações étnico-raciais, gênero, tecnologias, política de avaliação e formação docente, preferencialmente, assim como estudos na área de currículo, políticas curriculares e docência tanto na educação básica, como educação superior, trazendo as discussões sobre avaliação, inovação, metodologias ativas, identidade profissional docente, profissionalidade, profissão, sexualidade.

Líder: Kátia Silva Cunha (PPGEduC-UFPE/CAA)

Vice-líder: Eliana Celia Ismael da Costa (UFPE/CAA)

 

Tecnologias, culturas e linguagens (TECLIN)

O Grupo tem como escopo o estudo e a pesquisa de tecnologias, culturas e linguagens no âmbito das Artes, da Comunicação e da Cultura. Visa compreender o uso das tecnologias e linguagens na construção dos sentidos nas mais variadas manifestações artístico-culturais, bem como suas possíveis articulações com práticas educativas. Temas centrais estudados: Tecnologias, Culturas e Linguagens.

Líder: Fábio Marques de Souza (PPGEduC-UFPE/CAA / UEPB)