Coordenação do Curso de Engenharia de Produção (EPCAA)
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Sobre
A Engenharia de Produção, como especialidade de engenharia, tem o objetivo de dedicar-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia.
A Engenharia de Produção utiliza-se do conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, para especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.
Além das disciplinas básicas de Engenharia, o curso inclui disciplinas nas áreas de atuação do Engenheiro de Produção que são os seguintes: Engenharia de Produto, Ergonomia e Segurança do Trabalho Estratégia e Organizações, Gerência da Produção, Gestão Ambiental, Gestão Econômica, Gestão da Informação, Gestão da Tecnologia, Pesquisa operacional e Qualidade.
- Vinculação: Núcleo de Tecnologia
- Localização: Centro Acadêmico do Agreste - Campus do Agreste
- Vagas oferecidas no Vestibular: 80 (1ª Entrada 40 Manhã e Tarde - 2ª Entrada 40 - Manhã e Tarde)
- Turno(s): Manhã/Tarde
- Componentes Curriculares: clique aqui
- Duração do Curso: Mínima - 10 Semestres / Máxima - 18 Semestres
- Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia de Produção - PPC (clique aqui)
Coordenadora: Prof. Dr. Osmar Veras Araújo
Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Cristina Pereira Medeiros
Horário de atendimento ao aluno:
Quinta-feiras - 13:00H às 15:00H (presencial)
Terças-feiras 8:00h as 10:00h (via meet por demanda)
Sextas-feiras 16h as 17h (via meet por demanda)
Local: Sala da Coordenação de EP - (Bloco dos estudantes - 1o. Andar, Sala 4)
E-mail: coordenacaoepcaa@gmail.com
Endereço: Rodovia BR-104 Km 59 - Nova Caruaru CEP 55002-970 - Caruaru-PE Brasil
Apoio Administrativo: Secretaria Geral dos Cursos de Graduação do CAA (SEGEC)
Contato: segec.agreste@ufpe.br
Horário de Aulas
2023.2
Segunda Chamada
Resolução 04/1994 da CCEPE/UFPE
- Poderá ser concedida 2ª Chamada exclusivamente para exame final ou para uma avaliação parcial especificada no plano de ensino da disciplina.”;
- “A concessão de 2° chamada dependerá da justificativa apresentada, com documentação comprobatória, para a falta do aluno na data prevista, mediante requerimento entregue ao coordenador do curso ou da área dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis decorridos da realização da prova pela sua turma.”
- “Deferido o requerimento, com base na Legislação Federal específica, a 2ª Chamada deverá ser realizada dentro do prazo de 08 (oito) dias, contados a partir da última avaliação parcial, abrangendo todo o conteúdo programático da disciplina.”
- O requerimento de Segunda Chamada indeferido significa que o aluno estará automaticamente Reprovado por Falta na disciplina. Pois, serão contabilizados a fatal na avaliação e na segunda chamada. O documento justificando a falta é importante no requerimento.
Procedimento preparatório para a Colação de Grau
- Declaração "nada consta" da Biblioteca;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de Identidade;
- CPF;
- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (1º e 2º turnos);
- Documentação do Serviço Militar;
- Ficha 19 ou Certificado de conclusão do ensino médio e Histórico correspondente;
- Documento comprobatório da urgência alegada que justifique a solicitação (apenas no caso de solicitação de Colação de Grau antecipada);
- Declaração de Conclusão de Curso.
- Informações sobre Colação de Grau excepcional, antecipada ou a posteriori poderão ser obtidas na Escolaridade.
- Só poderão colar grau os alunos que forem declarados aptos pela Escolaridade.
3. A turma de formandos deverá escolher/eleger uma Comissão Organizadora, que representará as vontades da turma e exercerá as atividades em nome de todos os formandos. A data de escolha/eleição da Comissão Organizadora fica à critério da turma, não estando vinculada aos procedimentos relacionados anteriormente.
- Nome da turma:
- Paraninfo da turma:
- Patrono(s):
- Juramentista:
- Aluno que irá receber o grau:
- Professores homenageados:
- Técnicos homenageados:
- Empresa de eventos contratada pela turma:
- Alunos formandos (nomes completos):
Coordenação de Estágio do Curso de Engenharia de Produção - NT/CAA
Coordenadora: Prof. Dra. Cristina Pereira Medeiros
Vice-Coordenador: Prof. Dra. Osmar Veras Araujo
Horário de atendimento ao aluno:
Local: BLOCO A, Sala 06 (1o. Andar) ou laboratório REASON (andar térreo do BLOCO G)
E-mail: estagio.epcaa@ufpe.br
Endereço: Rodovia BR-104 Km 59 - Nova Caruaru CEP 55002-970 - Caruaru-PE Brasil
Abaixo estão descritos os procedimentos que devem ser adotados para TODAS as modalidades de estágio.
1°. Antes de tudo: Verificar se a Empresa Concedente de Estágio é Conveniada à UFPE
Acessar o site da PROGRAD, item “Relação das Concedentes Conveniadas” para conferir se a Empresa é conveniada.
- Caso a Concedente de estágio não esteja na lista fornecida pela PROGRAD, é possível verificar diretamente com a empresa se esta recruta a partir de Agentes de Integração. Em seguida, consultar no link acima mencionado para verificar se há o Convênio entre o Agente de Integração e a UFPE.
Para empresas não conveniadas:
Acessar o site da PROGRAD, item “Procedimentos para celebração de Convênios e Termos de Compromisso”. Neste link tem um tutorial contendo todos os documentos e informações pertinentes ao assunto.
- Para maiores informações, entrar em contato com a Central de Estágio (1º andar no bloco da escolaridade) para informações e celebração do convênio.
Após o convênio:
1°) Entrar em contato preliminar com a coordenação de estágio do curso de EP, com o intuito de verificar as informações relativas à empresa concedente de estágio, período de realização dele, etc. ISTO GARANTE QUE O PROCESSO INICIE SEM PROBLEMAS POSTERIORES.
-
É fundamental que o(a) aluno(a) tenha um ORIENTADOR(A) de estágio que seja professor(a) diretamente relacionado ao curso de Engenharia de Produção. Para tanto, esta coordenação aconselha que o(a) aluno(a) faça contato preliminar com os professores com o intuito de verificar a disponibilidade em orientá-lo antes da celebração do termo de compromisso de estágio. Ou seja, o(a) aluno(a) deve contactar previamente professores para orientá-lo(a) formalmente.
-
Para o ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS deve ser entregue 01 cópia do histórico escolar com a finalidade de verificar o atendimentos aos requesitos mínimos previstos nas Resoluções vigentes.
2º) Em seguida, o(a) aluno(a) deve providenciar o TERMO DE COMPROMISSO e o PLANO DE ATIVIDADES (conforme modelos abaixo). Estes documentos, devidamente assinados pela empresa e pelo(a) aluno(a), devem ser enviados à Coordenação de Estágio para assinatura. As informações contidas no termo de compromisso (contrato) devem ser equivalentes àquelas no plano de atividades.
- Plano de atividades - Estágio Obrigatório
- Plano de atividades - Estágio Não Obrigatório
OBSERVAÇÕES:
- As informações contidas no Termo de Compromisso disponibilizado pela PROGRAD devem ser adaptadas ao caso do Centro Acadêmico do Agreste e ao Curso de EP. Portanto, é fundamental que o(a) aluno(a) faça o primeiro contato com a coordenação de estágio do curso para obter estas informações. Termos de Compromissos e/ou Planos de Atividades preenchidos com informações incorretas não serão aceitos.
- Quando o Termo de Compromisso de Estágio (modelo da empresa) já contiver o plano de atividades com o nome do(a) supervisor(a) designado(a) pela empresa, não é necessária a entrega do plano de atividades em separado, conforme o modelo descrito acima.
- A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO É A ÚLTIMA A ASSINAR ESTES DOCUMENTOS. Mesmo no caso de o estágio ser formalizado por Agentes de Integração, este deve enviar a via da UFPE com todas as assinaturas.
- OS TERMOS DE COMPROMISSO NÃO SERÃO ASSINADOS COM DATAS RETROATIVAS.
- O ESTÁGIO NÃO PODE INICIAR SEM A FIRMAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO.
3º) Todos os discentes devem entregar à coordenação de estágio do curso de EP um termo de ciência das obrigações do estagiário. A entrega deste termo deve ser feita junto ao Termo de Compromisso (no momento das assinaturas).
4º) Todos deverão entregar no mínimo 01 relatório a cada trimestre e 01 relatório semestral/final. Relatórios adicionais podem ser requeridos pelo orientador à qualquer momento. Além disso, ao final do estágio devem entregar o formulário de avaliação final.
A matrícula no estágio obrigatório deve, preferencialmente, obedecer ao calendário acadêmico. Mas, ela é realizada em fluxo contínuo.
Portanto, quando o(a) discente obtiver uma sinalização positiva da empresa concedente de estágio, este deve realizar a solicitação prévia de matrícula na disciplina de estágio na escolaridade ou por Email da coordenação de estágio.
Desta forma, a solicitação de matrícula deve ocorrer, preferencialmente, antes da formalização do estágio.
- Responsável pelo estágio Não Obrigatório: coordenador(a) do curso
- Responsavel pelo estágio Obrigatório: coordenador(a) de estágio
- Coordenador(a) de estágio do curso EP: Prof. Cristina Pereira Medeiros
Horário: Quartas-feiras 13:00 as 17:00h ou via google meet por demanda.
Email: estagio.epcaa@ufpe.br
Para melhorarmos o processo de comunicação com a Coordenação de estágio, em assuntos relacionados unicamente a esta coordenação, solicitamos que enviem emails APENAS para estagio.epcaa@ufpe.br
- Legislação - lei nº11788/2008 de 25/09/2008
- Resolução CCEPE nº 20/2015 - Disciplina o Estágio na UFPE
- Resolução de estágio EP/CAA nº 01-2017
- Instrução Normativa nº 01/2023 - Prograd/UFPE - Especifica as condições e procedimentos para a realização de estágio obrigatório e não obrigatório, no ano letivo de 2023, por estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco
Outras informações acessar o Site da PROACAD, clique aqui.
Em construção.
Semestre 2024.2
(últimas informações atualizadas em 14/11/2024)
1. PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC)
1.1 Verificar se está inscrito na turma do Classroom do google da disciplina (obrigatório o uso do e-mail institucional da UFPE)
1.2 Formulário para inscrição na disciplina de projeto final de curso (TCC): Preencher o formulário de entrega de pré-projeto disponivel no google classroom até dia 27/11/2024. É importante conversar previamente com o(a) orientador(a) pretendido(a) sobre o seu projeto de TCC, verificar se o(a) orientador(a) tem interesse e se tem disponibilidade para orientá-lo(a).
De acordo com a Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA que regulamenta o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do CAA, atendendo ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção e em cumprimento às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia, conforme estabelece a resolução CNE/CES 11/2002, os cursos de graduação em engenharia devem garantir que seus egressos tenham qualificação e estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.
Assim, uma das finalidades do TCC do curso de Engenharia de Produção do CAA é avaliar a capacidade de integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, apresentado na forma de monografia.
De acordo com o Artigo 3º, da Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA, o tema do TCC deverá abranger pelo menos umas das seguintes áreas do curso:
- Engenharia da Qualidade;
- Pesquisa Operacional;
- Gestão da Produção;
- Gestão Econômica e Financeira;
- Gestão da Informação
- Gestão Ambiental
- Projeto do Produto
- Gestão de Projeto.
Envolvendo planejamento e elaboração de projetos de engenharia, estudos bibliográficos, levantamentos de campo, processamento de dados, modelagens, geração de produtos, respeitadas as características específicas em cada proposta.
- Cada discente irá sugerir o seu orientador neste formulário. Nos casos em que não houver esta sugestão ou o orientador não tiver disponibilidade para tal, caberá ao responsável pela disciplina designar um orientador, conforme a linha de pesquisa do pré-projeto de TCC.
- O TCC será desenvolvido sob supervisão de professor(a) orientador(a), escolhido(a) dentre os docentes do curso de Engenharia de Produção do Núcleo de Tecnologia do CAA.
- Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que não preencherem/enviarem o FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC) dentro do prazo estipulado.
1.3 Confirmação de alocação do(a) orientador(a): até dia 29/11/2024 será enviado um e-mail para cada aluno e seus respectivos orientadores confirmando a orientação.
2. PROCEDIMENTO DA ESCRITA DO TCC
2.1 O desenvolvimento do Projeto Final de Curso (TCC) deverá ser realizado durante o semestre letivo conforme cronograma descrito anteriormente. O acompanhamento de orientação será realizado diretamente com o professor(a) orientador(a).
- Caso necessite de reunião de esclarecimento junto ao responsável pela disciplina favor enviar e-mail (thalles.garcez@ufpe.br).
2.2 Para a elaboração do TCC é exigida que as partes pré e pós-textuais devem ser elaboradas conforme as normas vigentes da ABNT e para verificar/elaborar esses elementos é necessário consultar a NBR 14724 (Apresentação de trabalhos acadêmicos), como a NBR 6024 (numeração progressiva de seções), esta para ver a ordem do sumário também, NBR 6027 (sumário) e NBR 6028 (resumo), além da NBR 6023 (referências) e NBR 10520 (citações).
Partes que compõem a parte pré-textual dos TCCs:
- Capa(obrigatório)
- Folha de rosto (obrigatório)
- Folha de aprovação (obrigatório)
- Dedicatória (opcional)
- Agradecimentos (opcional)
- Epígrafe (opcional)
- Resumo na língua vernácula (obrigatório)
- Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
- Lista de ilustrações (opcional)
- Lista de tabelas (opcional)
- Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
- Lista de símbolos (opcional)
- Sumário (obrigatório)
Pós-textual:
- Referências (obrigatório)
- Glossário (opcional)
- Apêndice (opcional)
- Anexo (opcional)
- Índice (opcional)
2.3 O discente deve procurar as metodologias e procedimentos de pesquisa científicas para elaboração do TCC.
2.3 O(a) aluno(a) deverá ter total conhecimento e compreensão do que é considerado PLÁGIO, não apenas a cópia integral do trabalho, mas também de parte dele, inclusive de artigos e/ou parágrafos, sem citação dos autores ou de sua fonte. Além disso, o discente deve ter MUITO CUIDADO ao uso de inteligência artificial (chatGPT, ...) para auxiliar no processo de pesquisa e escrita do TCC. Mais ainda, é terminantemente PROIBIDO a contratação de empresas ou pessoas para auxiliar na pesquisa e escrita PARCIAL ou TOTAL do TCC. Portanto, o(a) aluno(a) deve estar ciente das punições decorrentes da prática de plágio, através das sanções civis previstas na lei do direito autoral e criminais previstas no Código Penal, além das cominações administrativas e acadêmicas que poderão resultar em reprovação no Trabalho de Conclusão de Curso. Para isso, todos os alunos matriculados deverão assinar o ANEXO 03 - AUTENTICIDADE DE AUTORIA.
2.4 Para todos os alunos é obrigatória a entrega do Termo de não uso de informação de empresa (ANEXO 04_1) OU do Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (ANEXO 04_2).
Download do ANEXO 04_2 – Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (link)
3. PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
3.1 Após elaboração do TCC, obedecendo as regras de formatação da ABNT e a liberação do(a) respectivo do(a) professor(a) orientador(a), o(a) professor(a) orientador(a) deve solicitar, até o dia 02/04/2025, a defesa do TCC enviando por e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) as seguintes informações:
Aluno(a): ??????? ???? ??????????
Título: ?????????????????????
Banca: Prof. ????????????????????? / Prof. ?????????????????????
Data: ?? / ?? / ????
Hora: ??:?? h
3.2 Obrigatoriamente as defesas ocorrerão de forma PRESENCIAL na SEMANA DE DEFESA que ocorrerá entre 07/04/2025 à 11/04/2025.
3.3 O(A) orientador(a) irá convidar os dois membros da banca e marcará a data, horário da defesa e enviará para o e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) com antecedência de 48h antes da defesa da banca de TCC para ampla divulgação da defesa pública;
3.4 O(A) orientador(a) ficará responsável por enviar os TCCs para os membros da banca;
3.5 Durante a defesa, o(a) orientador(a) irá presidir o processo de defesa, que será dividido nas seguintes etapas:
- Abertura da sessão de defesa: orientador(a) irá apresentar a banca, o(a) aluno(a), o TCC a ser apresentado e as regras de apresentação, regras dos ouvintes, etc.;
- Apresentação do TCC: o(a) aluno(a) terá no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para apresentar o TCC;
- Arguição pela banca: cada membro da banca fará sua explanação sobre o TCC apresentado;
- Análise interna do TCC pela banca: neste momento a banca irá se reunir para debater sobre o TCC e definição da nota final do TCC.
- Deliberação da nota: a banca e orientador(a) fará a deliberação da nota do(a) aluno(a) que apresentou o TCC;
- Fechamento: o(a) orientador(a) fecha a sessão de defesa.
- É responsabilidade do(a) aluno(a) matriculado(a) na disciplina de Projeto Final de Curso se atualizar dessas informações e defender o TCC na hora reservada para tal.
- Os TCCs serão avaliados por uma banca, composta por dois docentes do curso de EP/CAA/UFPE. A banca avaliará a apresentação e defesa oral de cada aluno(a), e a escrita do TCC, onde o(a) aluno(a) deverá demonstrar domínio dos fundamentos das áreas de conhecimento envolvidas. Será efetuada também uma avaliação pelo(a) professor(a) orientador(a), o qual atribuirá uma nota de zero a dez. Cada um dos dois examinadores da banca atribuirá uma nota de zero a dez. A nota final é definida como média aritmética simples da média da banca e da nota do orientador. Será considerado APROVADO o aluno que obtiver nota final superior ou igual a 7,0 (sete).
3.6 Documentos gerados na banca:
- Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01);
- Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02);
Download do ANEXO 02 - Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (link)
3.7 Após defesa o orientador(a) deverá enviar para Prof. Responsável o ANEXO 01 – Ata de defesa pública assinada para o e-mail (thalles.Garcez@ufpe.br);
4. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
4.1 Após a defesa, o aluno deverá proceder, até o dia 18/04/2025, às revisões finais do TCC recomendadas pela banca conforme orientação do(a) professor(a) orientador(a) do TCC, o(a) qual é único que poderá autorizar a entrega da versão definitiva do trabalho. O(a) aluno(a) deve atender todas as normas de formatação conforme normas ABNT.
4.2 Após liberação da versão final do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a), o(a) Professor(a) Orientador(a) deverá:
- Através do e-mail institucional (@ufpe.br) enviar para a biblioteca Setorial do CAA o ANEXO 02 - folha de aprovação do TCC assinada via e-mail (defesas.bibagreste@ufpe.br);
- Enviar para o discente via e-mail os anexos Anexo 00 ao ANEXO 04
4.3 Após liberação da versão final do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a), o(a) aluno(a) deverá realizar o autodepósito do TCC, até o dia 25/04/2025.
O fluxo do autodepósito será (poderá haver alterações no fluxo - confirmar no link disponibilizado pela biblioteca do CAA (link):
- Discente está com a versão final de seu TCC (validado pela banca examinadora, pelo (a) orientador (a) e normalizado conforme padrões orientados pelo curso e/ou biblioteca);
- Discente não deve possuir livros emprestados e/ou pendências (materiais em atraso e/ou multas) nas bibliotecas do SIB, caso possua, procurar biblioteca para resolver a situação;
- Quando o TCC for monografia ou relatório, discente gera a ficha eletrônica de identificação da obra e a insere no trabalho;
- Discente acessa o Repositório Digital da UFPE utilizando suas credenciais UFPE ID, preenche os campos com os dados do TCC e realiza submissão do respectivo arquivo, de acordo com as orientações do “Manual de Submissão para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação no ATTENA - Repositório Digital da UFPE” disponível na página eletrônica da biblioteca do CAA; (https://www.ufpe.br/caa/
- Discente recebe, em seu e-mail institucional, comprovante de homologação de depósito pela biblioteca.
4.4 Posteriormente, o(a) aluno(a) deverá enviar por email para Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE), até o dia 02/05/2025, os documentos constados no checklist, que entre outros consta a mídia eletrônica contendo apenas o TCC (em arquivo formato PDF). O endereço para envio é segec.agreste@ufpe.br. Nesse e-mail, o(a) aluno(a) deve solicitar que seja aberto um processo via SIPAC para a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção e incluir o professor responsável pela disciplina (Thalles Vitelli Garcez) como interessado no processo. Segue sugestão do email:
Solicito a abertura de um processo via SIPAC para a coordenação do curso de Engenharia de Produção (CAA) do depósito da versão final do meu Projeto Final de Curso (TCC), na qual deve colocar o Prof. Thalles Vitelli Garcez (thalles.garcez@ufpe.br) como interessado no processo.
Seguem todos os documentos necessários anexados.
Atenciosamente,
Checklist para a entrega da versão final à Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE):
1) Mídia eletrônica contendo, em formato ".pdf", a versão final do TCC;
2) Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01); (link)
3) Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02); (link)
4) Termo de Autenticidade de Autoria devidamente assinado pelo aluno (ANEXO 03); (link)
5) Termo de não uso de informações de empresa (ANEXO 04_1) (link) OU Termo de compromisso e aceite de realização de Projeto Final de Curso em empresa (ANEXO 04_2) (link);
6) Confirmação dado pela biblioteca (e-mail) do efetivo autodepósito de monografia realizado pelo aluno.
4.5 Somente após a entrega da mídia eletrônica e dos formulários contidos no FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E CHECKLIST (ANEXO 00), e a constatação de recebimento via SIPAC, é que o professor responsável pela disciplina irá inserir a respectiva nota no SIG@;
4.6 Se o(a) orientador(a) assim solicitar, o(a) aluno(a) também deverá providenciar a impressão e a encadernação em capa dura de do TCC, a ser entregue diretamente a ele(a).
4.7 Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que NÃO entregar na Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE) a versão definitiva do trabalho acompanhado do Formulário de Entrega do TCC, observando também os Procedimentos após a Defesa do TCC, até dia 02/05/2025.
______________________________________________________________________
Semestre 2024.1
(últimas informações atualizadas em 08/07/2024 - calendário pós-greve)
1. PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC)
1.1 Verificar se está inscrito na turma do Classroom do google da disciplina (obrigatório o uso do e-mail institucional da UFPE)
1.2 Formulário para inscrição na disciplina de projeto final de curso (TCC): Preencher o formulário de entrega de pré-projeto disponivel no google classroom até dia 30/04/2024. É importante conversar previamente com o(a) orientador(a) pretendido(a) sobre o seu projeto de TCC, verificar se o(a) orientador(a) tem interesse e se tem disponibilidade para orientá-lo(a).
De acordo com a Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA que regulamenta o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do CAA, atendendo ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção e em cumprimento às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia, conforme estabelece a resolução CNE/CES 11/2002, os cursos de graduação em engenharia devem garantir que seus egressos tenham qualificação e estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.
Assim, uma das finalidades do TCC do curso de Engenharia de Produção do CAA é avaliar a capacidade de integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, apresentado na forma de monografia.
De acordo com o Artigo 3º, da Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA, o tema do TCC deverá abranger pelo menos umas das seguintes áreas do curso:
- Engenharia da Qualidade;
- Pesquisa Operacional;
- Gestão da Produção;
- Gestão Econômica e Financeira;
- Gestão da Informação
- Gestão Ambiental
- Projeto do Produto
- Gestão de Projeto.
Envolvendo planejamento e elaboração de projetos de engenharia, estudos bibliográficos, levantamentos de campo, processamento de dados, modelagens, geração de produtos, respeitadas as características específicas em cada proposta.
- Cada discente irá sugerir o seu orientador neste formulário. Nos casos em que não houver esta sugestão ou o orientador não tiver disponibilidade para tal, caberá ao responsável pela disciplina designar um orientador, conforme a linha de pesquisa do pré-projeto de TCC.
- O TCC será desenvolvido sob supervisão de professor(a) orientador(a), escolhido(a) dentre os docentes do curso de Engenharia de Produção do Núcleo de Tecnologia do CAA.
- Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que não preencherem/enviarem o FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC) dentro do prazo estipulado.
1.3 Confirmação de alocação do(a) orientador(a): até dia 03/05/2024 será enviado um e-mail para cada aluno e seus respectivos orientadores confirmando a orientação.
2. PROCEDIMENTO DA ESCRITA DO TCC
2.1 O desenvolvimento do Projeto Final de Curso (TCC) deverá ser realizado durante o semestre letivo conforme cronograma descrito anteriormente. O acompanhamento de orientação será realizado diretamente com o professor(a) orientador(a).
- Caso necessite de reunião de esclarecimento junto ao responsável pela disciplina favor enviar e-mail (thalles.garcez@ufpe.br).
2.2 Para a elaboração do TCC é exigida que as partes pré e pós-textuais devem ser elaboradas conforme as normas vigentes da ABNT e para verificar/elaborar esses elementos é necessário consultar a NBR 14724 (Apresentação de trabalhos acadêmicos), como a NBR 6024 (numeração progressiva de seções), esta para ver a ordem do sumário também, NBR 6027 (sumário) e NBR 6028 (resumo), além da NBR 6023 (referências) e NBR 10520 (citações).
Partes que compõem a parte pré-textual dos TCCs:
- Capa(obrigatório)
- Folha de rosto (obrigatório)
- Folha de aprovação (obrigatório)
- Dedicatória (opcional)
- Agradecimentos (opcional)
- Epígrafe (opcional)
- Resumo na língua vernácula (obrigatório)
- Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
- Lista de ilustrações (opcional)
- Lista de tabelas (opcional)
- Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
- Lista de símbolos (opcional)
- Sumário (obrigatório)
Pós-textual:
- Referências (obrigatório)
- Glossário (opcional)
- Apêndice (opcional)
- Anexo (opcional)
- Índice (opcional)
2.3 O discente deve procurar as metodologias e procedimentos de pesquisa científicas para elaboração do TCC.
2.3 O(a) aluno(a) deverá ter total conhecimento e compreensão do que é considerado PLÁGIO, não apenas a cópia integral do trabalho, mas também de parte dele, inclusive de artigos e/ou parágrafos, sem citação dos autores ou de sua fonte. Além disso, o discente deve ter MUITO CUIDADO ao uso de inteligência artificial (chatGPT, ...) para auxiliar no processo de pesquisa e escrita do TCC. Mais ainda, é terminantemente PROIBIDO a contratação de empresas ou pessoas para auxiliar na pesquisa e escrita PARCIAL ou TOTAL do TCC. Portanto, o(a) aluno(a) deve estar ciente das punições decorrentes da prática de plágio, através das sanções civis previstas na lei do direito autoral e criminais previstas no Código Penal, além das cominações administrativas e acadêmicas que poderão resultar em reprovação no Trabalho de Conclusão de Curso. Para isso, todos os alunos matriculados deverão assinar o ANEXO 03 - AUTENTICIDADE DE AUTORIA.
2.4 Para todos os alunos é obrigatória a entrega do Termo de não uso de informação de empresa (ANEXO 04_1) OU do Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (ANEXO 04_2).
Download do ANEXO 04_2 – Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (link)
3. PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
3.1 Após elaboração do TCC, obedecendo as regras de formatação da ABNT e a liberação do(a) respectivo do(a) professor(a) orientador(a), o(a) professor(a) orientador(a) deve solicitar, até o dia 09/10/2024, a defesa do TCC enviando por e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) as seguintes informações:
Aluno(a): ??????? ???? ??????????
Título: ?????????????????????
Banca: Prof. ????????????????????? / Prof. ?????????????????????
Data: ?? / ?? / ????
Hora: ??:?? h
3.2 Obrigatoriamente as defesas ocorrerão de forma PRESENCIAL na SEMANA DE DEFESA que ocorrerá entre 14/10/2024 à 18/10/2024. Excepcionalmente para o semestre 2024.1, o(a) discente pode solicitar junto ao(à) seu(sua) orientador(a) a defesa antes da semana da defesa, desde que seja devidamente justificado a necessidade de defesa antecipada.
3.3 O(A) orientador(a) irá convidar os dois membros da banca e marcará a data, horário da defesa e enviará para o e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) com antecedência de 48h antes da defesa da banca de TCC para ampla divulgação da defesa pública;
3.4 O(A) orientador(a) ficará responsável por enviar os TCCs para os membros da banca;
3.5 Durante a defesa, o(a) orientador(a) irá presidir o processo de defesa, que será dividido nas seguintes etapas:
- Abertura da sessão de defesa: orientador(a) irá apresentar a banca, o(a) aluno(a), o TCC a ser apresentado e as regras de apresentação, regras dos ouvintes, etc.;
- Apresentação do TCC: o(a) aluno(a) terá no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para apresentar o TCC;
- Arguição pela banca: cada membro da banca fará sua explanação sobre o TCC apresentado;
- Análise interna do TCC pela banca: neste momento a banca irá se reunir para debater sobre o TCC e definição da nota final do TCC.
- Deliberação da nota: a banca e orientador(a) fará a deliberação da nota do(a) aluno(a) que apresentou o TCC;
- Fechamento: o(a) orientador(a) fecha a sessão de defesa.
- É responsabilidade do(a) aluno(a) matriculado(a) na disciplina de Projeto Final de Curso se atualizar dessas informações e defender o TCC na hora reservada para tal.
- Os TCCs serão avaliados por uma banca, composta por dois docentes do curso de EP/CAA/UFPE. A banca avaliará a apresentação e defesa oral de cada aluno(a), e a escrita do TCC, onde o(a) aluno(a) deverá demonstrar domínio dos fundamentos das áreas de conhecimento envolvidas. Será efetuada também uma avaliação pelo(a) professor(a) orientador(a), o qual atribuirá uma nota de zero a dez. Cada um dos dois examinadores da banca atribuirá uma nota de zero a dez. A nota final é definida como média aritmética simples da média da banca e da nota do orientador. Será considerado APROVADO o aluno que obtiver nota final superior ou igual a 7,0 (sete).
3.6 Documentos gerados na banca:
- Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01);
- Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02);
Download do ANEXO 02 - Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (link)
3.7 Após defesa o orientador(a) deverá enviar para Prof. Responsável o ANEXO 01 – Ata de defesa pública assinada para o e-mail (thalles.Garcez@ufpe.br);
4. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
4.1 Após a defesa, o aluno deverá proceder, até o dia 25/10/2024, às revisões finais do TCC recomendadas pela banca conforme orientação do(a) professor(a) orientador(a) do TCC, o(a) qual é único que poderá autorizar a entrega da versão definitiva do trabalho. O(a) aluno(a) deve atender todas as normas de formatação conforme normas ABNT.
4.2 Após liberação da versão final do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a), o(a) Professor(a) Orientador(a) deverá:
- Através do e-mail institucional (@ufpe.br) enviar para a biblioteca Setorial do CAA o ANEXO 02 - folha de aprovação do TCC assinada via e-mail (defesas.bibagreste@ufpe.br);
- Enviar para o discente via e-mail os anexos Anexo 00 ao ANEXO 04
4.3 Após liberação da versão final do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a), o(a) aluno(a) deverá realizar o autodepósito do TCC, até o dia 01/11/2024.
O fluxo do autodepósito será (poderá haver alterações no fluxo - confirmar no link disponibilizado pela biblioteca do CAA (link):
- Discente está com a versão final de seu TCC (validado pela banca examinadora, pelo (a) orientador (a) e normalizado conforme padrões orientados pelo curso e/ou biblioteca);
- Discente não deve possuir livros emprestados e/ou pendências (materiais em atraso e/ou multas) nas bibliotecas do SIB, caso possua, procurar biblioteca para resolver a situação;
- Quando o TCC for monografia ou relatório, discente gera a ficha eletrônica de identificação da obra e a insere no trabalho;
- Discente acessa o Repositório Digital da UFPE utilizando suas credenciais UFPE ID, preenche os campos com os dados do TCC e realiza submissão do respectivo arquivo, de acordo com as orientações do “Manual de Submissão para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação no ATTENA - Repositório Digital da UFPE” disponível na página eletrônica da biblioteca do CAA; (https://www.ufpe.br/caa/
- Discente recebe, em seu e-mail institucional, comprovante de homologação de depósito pela biblioteca.
4.4 Posteriormente, o(a) aluno(a) deverá enviar por email para Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE), até o dia 08/11/2024, os documentos constados no checklist, que entre outros consta a mídia eletrônica contendo apenas o TCC (em arquivo formato PDF). O endereço para envio é segec.agreste@ufpe.br. Nesse e-mail, o(a) aluno(a) deve solicitar que seja aberto um processo via SIPAC para a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção e incluir o professor responsável pela disciplina (Thalles Vitelli Garcez) como interessado no processo. Segue sugestão do email:
Solicito a abertura de um processo via SIPAC para a coordenação do curso de Engenharia de Produção (CAA) do depósito da versão final do meu Projeto Final de Curso (TCC), na qual deve colocar o Prof. Thalles Vitelli Garcez (thalles.garcez@ufpe.br) como interessado no processo.
Seguem todos os documentos necessários anexados.
Atenciosamente,
Checklist para a entrega da versão final à Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE):
1) Mídia eletrônica contendo, em formato ".pdf", a versão final do TCC;
2) Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01); (link)
3) Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02); (link)
4) Termo de Autenticidade de Autoria devidamente assinado pelo aluno (ANEXO 03); (link)
5) Termo de não uso de informações de empresa (ANEXO 04_1) (link) OU Termo de compromisso e aceite de realização de Projeto Final de Curso em empresa (ANEXO 04_2) (link);
6) Confirmação dado pela biblioteca (e-mail) do efetivo autodepósito de monografia realizado pelo aluno.
4.5 Somente após a entrega da mídia eletrônica e dos formulários contidos no FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E CHECKLIST (ANEXO 00), e a constatação de recebimento via SIPAC, é que o professor responsável pela disciplina irá inserir a respectiva nota no SIG@;
4.6 Se o(a) orientador(a) assim solicitar, o(a) aluno(a) também deverá providenciar a impressão e a encadernação em capa dura de do TCC, a ser entregue diretamente a ele(a).
4.7 Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que NÃO entregar na Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE) a versão definitiva do trabalho acompanhado do Formulário de Entrega do TCC, observando também os Procedimentos após a Defesa do TCC, até dia 08/11/2024.
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Semestre 2023.2
(últimas informações atualizadas em 01/11/2023)
1. PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC)
1.1 Verificar se está inscrito na turma do Classroom do google da disciplina (obrigatório o uso do e-mail institucional da UFPE) (link)
1.2 Formulário para inscrição na disciplina de projeto final de curso (TCC): Preencher o formulário de entrega de pré-projeto disponivel no google classroom até dia 08/11/2023.
De acordo com a Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA que regulamenta o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do CAA, atendendo ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção e em cumprimento às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Engenharia, conforme estabelece a resolução CNE/CES 11/2002, os cursos de graduação em engenharia devem garantir que seus egressos tenham qualificação e estejam aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.
Assim, uma das finalidades do TCC do curso de Engenharia de Produção do CAA é avaliar a capacidade de integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, apresentado na forma de monografia.
De acordo com o Artigo 3º, da Resolução Nº 02/2012 – EP/CAA, o tema do TCC deverá abranger pelo menos umas das seguintes áreas do curso:
- Engenharia da Qualidade;
- Pesquisa Operacional;
- Gestão da Produção;
- Gestão Econômica e Financeira;
- Gestão da Informação
- Gestão Ambiental
- Projeto do Produto
- Gestão de Projeto.
Envolvendo planejamento e elaboração de projetos de engenharia, estudos bibliográficos, levantamentos de campo, processamento de dados, modelagens, geração de produtos, respeitadas as características específicas em cada proposta.
- Cada discente irá sugerir o seu orientador neste formulário. Nos casos em que não houver esta sugestão ou o orientador não tiver disponibilidade para tal, caberá ao responsável pela disciplina designar um orientador, conforme a linha de pesquisa do pré-projeto de TCC.
- O TCC será desenvolvido sob supervisão de professor(a) orientador(a), escolhido(a) dentre os docentes do curso de Engenharia de Produção do Núcleo de Tecnologia do CAA.
- Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que não preencherem/enviarem o FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA DE PROJETO FINAL DE CURSO (TCC) dentro do prazo estipulado.
1.3 Confirmação de alocação do(a) orientador(a): até dia 10/11/2023 será enviado um e-mail para cada aluno e seus respectivos orientadores confirmando a orientação.
2. PROCEDIMENTO DA ESCRITA DO TCC
2.1 O desenvolvimento do Projeto Final de Curso (TCC) deverá ser realizado durante o semestre letivo conforme cronograma descrito anteriormente. O acompanhamento de orientação será realizado diretamente com o professor(a) orientador(a).
- Caso necessite de reunião de esclarecimento junto ao responsável pela disciplina favor enviar e-mail (thalles.garcez@ufpe.br).
2.2 Para a elaboração do TCC é exigida que as partes pré e pós-textuais devem ser elaboradas conforme as normas vigentes da ABNT e para verificar/elaborar esses elementos é necessário consultar a NBR 14724 (Apresentação de trabalhos acadêmicos), como a NBR 6024 (numeração progressiva de seções), esta para ver a ordem do sumário também, NBR 6027 (sumário) e NBR 6028 (resumo), além da NBR 6023 (referências) e NBR 10520 (citações).
Partes que compõem a parte pré-textual dos TCCs:
- Capa(obrigatório)
- Folha de rosto (obrigatório)
- Folha de aprovação (obrigatório)
- Dedicatória (opcional)
- Agradecimentos (opcional)
- Epígrafe (opcional)
- Resumo na língua vernácula (obrigatório)
- Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
- Lista de ilustrações (opcional)
- Lista de tabelas (opcional)
- Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
- Lista de símbolos (opcional)
- Sumário (obrigatório)
Pós-textual:
- Referências (obrigatório)
- Glossário (opcional)
- Apêndice (opcional)
- Anexo (opcional)
- Índice (opcional)
2.3 O discente deve procurar as metodologias e procedimentos de pesquisa científicas para elaboração do TCC.
2.3 O(a) aluno(a) deverá ter total conhecimento e compreensão do que é considerado PLÁGIO, não apenas a cópia integral do trabalho, mas também de parte dele, inclusive de artigos e/ou parágrafos, sem citação dos autores ou de sua fonte. Além disso, o discente deve ter MUITO CUIDADO ao uso de inteligência artificial (chatGPT, ...) para auxiliar no processo de pesquisa e escrita do TCC. Mais ainda, é terminantemente PROIBIDO a contratação de empresas ou pessoas para auxiliar na pesquisa e escrita PARCIAL ou TOTAL do TCC. Portanto, o(a) aluno(a) deve estar ciente das punições decorrentes da prática de plágio, através das sanções civis previstas na lei do direito autoral e criminais previstas no Código Penal, além das cominações administrativas e acadêmicas que poderão resultar em reprovação no Trabalho de Conclusão de Curso. Para isso, todos os alunos matriculados deverão assinar o ANEXO 03 - AUTENTICIDADE DE AUTORIA.
2.4 Para todos os alunos é obrigatória a entrega do Termo de não uso de informação de empresa (ANEXO 04_1) OU do Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (ANEXO 04_2).
Download do ANEXO 04_2 – Termo de compromisso e aceite de realização de projeto final de curso em empresa (link)
3. PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
3.1 Após elaboração do TCC, obedecendo as regras de formatação da ABNT e a liberação do(a) respectivo do(a) professor(a) orientador(a), o(a) professor(a) orientador(a) deve solicitar, até o dia 13/03/2024, a defesa do TCC enviando por e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) as seguintes informações:
Aluno(a): ??????? ???? ??????????
Título: ?????????????????????
Banca: Prof. ????????????????????? / Prof. ?????????????????????
Data: ?? / ?? / ????
Hora: ??:?? h
3.2 Obrigatoriamente as defesas ocorrerão de forma PRESENCIAL na SEMANA DE DEFESA que ocorrerá entre 18/03/2024 à 22/03/2024;
3.3 O(A) orientador(a) irá convidar os dois membros da banca e marcará a data, horário da defesa e enviará para o e-mail (thalles.garcez@ufpe.br) com antecedência de 48h antes da defesa da banca de TCC para ampla divulgação da defesa pública;
3.4 O(A) orientador(a) ficará responsável por enviar os TCCs para os membros da banca;
3.5 Durante a defesa, o(a) orientador(a) irá presidir o processo de defesa, que será dividido nas seguintes etapas:
- Abertura da sessão de defesa: orientador(a) irá apresentar a banca, o(a) aluno(a), o TCC a ser apresentado e as regras de apresentação, regras dos ouvintes, etc.;
- Apresentação do TCC: o(a) aluno(a) terá no mínimo 10 minutos e no máximo 15 minutos para apresentar o TCC;
- Arguição pela banca: cada membro da banca fará sua explanação sobre o TCC apresentado;
- Análise interna do TCC pela banca: neste momento a banca irá se reunir para debater sobre o TCC e definição da nota final do TCC.
- Deliberação da nota: a banca e orientador(a) fará a deliberação da nota do(a) aluno(a) que apresentou o TCC;
- Fechamento: o(a) orientador(a) fecha a sessão de defesa.
- É responsabilidade do(a) aluno(a) matriculado(a) na disciplina de Projeto Final de Curso se atualizar dessas informações e defender o TCC na hora reservada para tal.
- Os TCCs serão avaliados por uma banca, composta por dois docentes do curso de EP/CAA/UFPE. A banca avaliará a apresentação e defesa oral de cada aluno(a), e a escrita do TCC, onde o(a) aluno(a) deverá demonstrar domínio dos fundamentos das áreas de conhecimento envolvidas. Será efetuada também uma avaliação pelo(a) professor(a) orientador(a), o qual atribuirá uma nota de zero a dez. Cada um dos dois examinadores da banca atribuirá uma nota de zero a dez. A nota final é definida como média aritmética simples da média da banca e da nota do orientador. Será considerado APROVADO o aluno que obtiver nota final superior ou igual a 7,0 (sete).
3.6 Documentos gerados na banca:
- Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01);
- Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02);
Download do ANEXO 02 - Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (link)
3.7 Após defesa o orientador(a) deverá enviar para Prof. Responsável o ANEXO 01 – Ata de defesa pública assinada para o e-mail (thalles.Garcez@ufpe.br);
4. PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
4.1 Após a defesa, o aluno deverá proceder, até o dia 27/03/2024, às revisões finais do TCC recomendadas pela banca conforme orientação do(a) professor(a) orientador(a) do TCC, o(a) qual é único que poderá autorizar a entrega da versão definitiva do trabalho. O(a) aluno(a) deve atender todas as normas de formatação conforme normas ABNT.
4.2 Após liberação da versão final do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a), o(a) Professor(a) Orientador(a) deverá:
- Através do e-mail institucional (@ufpe.br) enviar para a biblioteca Setorial do CAA o ANEXO 02 - folha de aprovação do TCC assinada via e-mail (defesas.bibagreste@ufpe.br);
- Enviar para o discente via e-mail os anexos Anexo 00 ao ANEXO 04
4.3 Após liberação da versão final do TCC pelo(a) professor(a) orientador(a), o(a) aluno(a) deverá realizar o autodepósito do TCC, até o dia 10/04/2024.
O fluxo do autodepósito será (poderá haver alterações no fluxo - confirmar no link disponibilizado pela biblioteca do CAA (link):
- Discente está com a versão final de seu TCC (validado pela banca examinadora, pelo (a) orientador (a) e normalizado conforme padrões orientados pelo curso e/ou biblioteca);
- Discente não deve possuir livros emprestados e/ou pendências (materiais em atraso e/ou multas) nas bibliotecas do SIB, caso possua, procurar biblioteca para resolver a situação;
- Quando o TCC for monografia ou relatório, discente gera a ficha eletrônica de identificação da obra e a insere no trabalho;
- Discente acessa o Repositório Digital da UFPE utilizando suas credenciais UFPE ID, preenche os campos com os dados do TCC e realiza submissão do respectivo arquivo, de acordo com as orientações do “Manual de Submissão para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação no ATTENA - Repositório Digital da UFPE” disponível na página eletrônica da biblioteca do CAA; (https://www.ufpe.br/caa/
- Discente recebe, em seu e-mail institucional, comprovante de homologação de depósito pela biblioteca.
4.4 Posteriormente, o(a) aluno(a) deverá enviar por email para Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE), até o dia 12/04/2024, os documentos constados no checklist, que entre outros consta a mídia eletrônica contendo apenas o TCC (em arquivo formato PDF). O endereço para envio é segec.agreste@ufpe.br. Nesse e-mail, o(a) aluno(a) deve solicitar que seja aberto um processo via SIPAC para a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção e incluir o professor responsável pela disciplina (Thalles Vitelli Garcez) como interessado no processo. Segue sugestão do email:
Solicito a abertura de um processo via SIPAC para a coordenação do curso de Engenharia de Produção (CAA) do depósito da versão final do meu Projeto Final de Curso (TCC), na qual deve colocar o Prof. Thalles Vitelli Garcez (thalles.garcez@ufpe.br) como interessado no processo.
Seguem todos os documentos necessários anexados.
Atenciosamente,
Checklist para a entrega da versão final à Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE):
1) Mídia eletrônica contendo, em formato ".pdf", a versão final do TCC;
2) Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (ANEXO 01); (link)
3) Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (ANEXO 02); (link)
4) Termo de Autenticidade de Autoria devidamente assinado pelo aluno (ANEXO 03); (link)
5) Termo de não uso de informações de empresa (ANEXO 04_1) (link) OU Termo de compromisso e aceite de realização de Projeto Final de Curso em empresa (ANEXO 04_2) (link);
6) Confirmação dado pela biblioteca (e-mail) do efetivo autodepósito de monografia realizado pelo aluno.
4.5 Somente após a entrega da mídia eletrônica e dos formulários contidos no FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E CHECKLIST (ANEXO 00), e a constatação de recebimento via SIPAC, é que o professor responsável pela disciplina irá inserir a respectiva nota no SIG@;
4.6 Se o(a) orientador(a) assim solicitar, o(a) aluno(a) também deverá providenciar a impressão e a encadernação em capa dura de do TCC, a ser entregue diretamente a ele(a).
4.7 Serão REPROVADOS todos os alunos matriculados na disciplina de Projeto Final de Curso que NÃO entregar na Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE) a versão definitiva do trabalho acompanhado do Formulário de Entrega do TCC, observando também os Procedimentos após a Defesa do TCC, até dia 12/04/2024.
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OBS: qualquer alteração que a coordenação julgar ser necessária nos procedimentos e/ou nos documentos poderá ser realizada sem aviso prévio que serão disponibilizadas no site do curso. Os discentes matriculados na disciplina de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) devem observar a Resolução Nº 02/2014 EP/CAA.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31260
Conteúdo em construção...
Para maiores informações acessem o site da PROEXC.
Aos 14 dias do mês de março de 2024, às 8h, no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, na cidade de Caruaru, tomou posse a diretoria eleita na data doze (12) de março de 2024 do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção, para cumprir mandato (1 ano/dois períodos) como estipulado pelo estatuto, contando a partir da presente data. Segue abaixo, os respectivos nomes e cargos da nova gestão.
Cargos obrigatórios
Gideão Êxodo Silva Milanez
Presidente
Beatriz Leite Florêncio
Vice-presidente
Emanoel Fernandes Bezerra Barros
Secretário Geral
Maria Júlia da Silva Guimarães
Tesoureira
Cargos complementares
Hatus Willian Santos Queiroz
Secretário de Marketing
Thays Ivonete da Silva
Assessora de Marketing
Marinaldo Arruda de Santana Junior
Secretário de Assuntos Acadêmicos
Pedro Henrique Lopes Silva
Assessor de Assuntos Acadêmicos
Natanael Marcelo de Lima dos Santos
Secretário de Esportes
João Paulo de Almeida
Assessor de Esportes
Dentre as funções de um Diretório, o DAEP também desempenha projetos de acolhimento estudantil; Organização de eventos, além de servir como canal entre a coordenação do curso e seus alunos. Este é um DA representativo e que busca ser o mais próximo possível da realidade de todos os estudantes do curso de engenharia de produção.
CONTATOS
E-mail: daep.caaufpe@gmail.com
Instagram: @daep_caa (https://www.instagram.com/daep_caa)
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daep-caa
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https://www.cicloconsultoria.org.br/
A Ciclo Consultoria é uma Empresa Júnior com foco em melhorias nos processos produtivo e logístico formada por alunos da área de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalhamos atuando em toda a cadeia de valor de uma empresa, aplicando conhecimento qualificado e atual de diversas áreas de estudo. Nosso compromisso é elevar significativamente os resultados dos nossos clientes através de soluções inteligentes e inovadoras que desafiem o tradicional.
NOSSA MISSÃO
"Formar líderes. Otimizar resultados. Transformar o país"
https://www.instagram.com/consultoriaciclo/
https://linktr.ee/cicloconsultoria
https://www.linkedin.com/company/ciclo-consultoria/
Mais de três mil profissionais compõem a relação de alunos atuais e egressos de Engenharia de Produção da UFPE nas modalidades de graduação, MBA/especialização, mestrado acadêmico e profissional, doutorado e pós-doutorado nos Campi de Recife e Caruaru.
Com o objetivo de aproximar os alunos e egressos de Engenharia de Produção da UFPE, a Associação dos Egressos de Engenharia de Produção da UFPE (AGREGAEP) foi criada em 2016, aglutinando pensamentos e questões que envolvem os profissionais, assessorando eventos e oportunidades de networking que fortaleçam uma rede de intercâmbio de informações e que contribuam com uma maior interação entre os próprios egressos, e entre estes e a UFPE;
Confira a relação completa de alunos atuais e egressos em Engenharia de Produção da UFPE nas modalidades de graduação, MBA/especialização, mestrado acadêmico e profissional, doutorado e pós-doutorado nos Campi de Recife e Caruaru em: www.agregaep.org.br.