Notícias Notícias

Voltar

UFPE abre inscrições para cadastro de reserva de tutores do curso de Educação Inclusiva

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, de 25 de outubro até 22 de novembro

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) e da Coordenação-Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB), abre inscrições, a partir desta sexta-feira (25), para o Processo Seletivo Simplificado de Tutores(as) e Cadastro de Reserva (CR) do curso de extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecido na modalidade EaD. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, até 22 de novembro de 2024.

O processo seletivo é destinado a cadastro de reserva, cujas vagas serão disponibilizadas conforme a quantidade de estudantes ativos no Sistema de Gestão da UAB/CAPES, variando mês a mês, conforme a demanda.

Para concorrer às vagas, os candidatos interessados devem atender aos seguintes requisitos: 

  • Ser brasileiro ou, no caso de estrangeiro, comprovar a regularidade de sua permanência no Brasil.
  • Ter formação mínima de nível superior, conforme as áreas especificadas no edital.
  • Cumprir os critérios estabelecidos pela Portaria Conjunta CAPES/CNPQ nº 02/2013.
  • Não estar matriculado no curso para o qual pretende se candidatar como tutor;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, para homens, com o serviço militar.

As habilidades esperadas incluem domínio de tecnologias educacionais, capacidade de comunicação escrita, proatividade e compromisso com o desenvolvimento dos estudantes.

Inscrição 
Os candidatos interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da EaD UFPE, na seção Editais, enviando toda a documentação necessária em formato PDF, conforme exigido no edital.

Entre os documentos solicitados estão: comprovante de experiência mínima de um ano no magistério básico ou superior, diploma de graduação, documento de identidade, CPF, certidão de quitação eleitoral e certificado de reservista (para homens). Também é necessário o envio do Anexo I do edital, devidamente preenchido com a pontuação, além dos documentos comprobatórios referentes aos itens que o candidato pretende pontuar, e o comprovante de experiência profissional na Educação Básica, preferencialmente atuando com estudantes com deficiência ou em outras funções relacionadas à Educação Inclusiva, ou em Educação a Distância.

Os tutores selecionados atuarão no suporte pedagógico a distância, auxiliando o professor formador e mediando a comunicação entre professor e cursista por meio das tecnologias de informação e comunicação adotadas no curso, com carga horária de 20 horas semanais. Além de acompanhar o desenvolvimento das atividades didáticas, os tutores deverão elaborar relatórios semanais de acompanhamento e manter a comunicação regular com a coordenação do curso.

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo devem ser direcionadas exclusivamente à respectiva coordenação do curso, pelo e-mail: cursoext.inclusiva@ufpe.br.

Sobre o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
O curso de extensão é destinado a professores da Educação Básica, tanto da rede pública quanto privada, que atuem em sala de aula ou no Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como a outros profissionais da área. Com início previsto para fevereiro de 2025, o curso terá duração de 120 horas, distribuídas em quatro módulos, e será oferecido na plataforma LabTIME da Universidade Federal de Goiás (UFG), com atividades síncronas e assíncronas. O curso é promovido pela CAPES e pelo MEC, alinhado às políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, e visa capacitar educadores para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas nas salas de aula regulares.



Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

Data da última modificação: 25/10/2024, 12:28