Departamento de Fonoaudiologia
- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)/
- Departamento de Fonoaudiologia/
- Noticias de Fonoaudiologia/
- Câmara Municipal do Recife homenageia servidores da UFPE em evento pelo Dia do Orgulho Autista
Câmara Municipal do Recife homenageia servidores da UFPE em evento pelo Dia do Orgulho Autista
Três professores - Antônio Carlos Cardoso, Rafaella Asfora e Ana Cristina Montenegro - e a técnica administrativa Natália Alves Lins receberam certificados
Reconhecer a dedicação e compromisso com a defesa e garantia dos direitos da pessoa autista. Esse foi o objetivo da sessão solene em homenagem ao Dia do Orgulho Autista realizada na tarde da segunda-feira (19), na Câmara Municipal do Recife, a partir de proposta da vereadora Liana Cirne. Durante o evento, foi entregue certificado a 54 nomes que se dedicam à defesa e garantia dos direitos dessas pessoas. Entre os homenageados estão os professores da UFPE Antônio Carlos Cardoso, coordenador-geral do Núcleo de Acessibilidade (Nace); Rafaella Asfora, do Centro de Educação; e Ana Cristina Montenegro, do Departamento de Fonoaudiologia; além da servidora técnico-administrativa Natália Alves Lins, do Departamento de Educação Física da Universidade, coordenadora do Pronide.
Foto: Divulgação
Homenageados da UFPE estiveram na sessão solene
“Muitas das mães que estão aqui nós conhecemos nas lágrimas, no grito, no choro, na raiva. Quem é mãe e pai de autista sabe que não é fácil”, disse a vereadora Liana Cirne, que é mãe de um rapaz autista. “A demora de um diagnóstico nos faz perguntar: por que não somos iguais aos outros, por que nossos filhos não são iguais aos outros?”, completou a parlamentar. A sessão solene contou com a presença de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos familiares delas e também de representantes de entidades.
O Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado a cada 18 de junho com o objetivo de informar a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau de autismo. A data, uma iniciativa da organização americana Aspies for Freedom, passou a ser celebrada no Brasil a partir de 2005.