Coordenação do Curso de Engenharia Naval
Engenharia Naval Engenharia Naval
A Engenharia Naval da UFPE atua em três áreas do ensino público de nível superior:
- Graduação em Engenharia Naval (Bacharelado)
- Pós-Graduação em Engenharia Naval (Stricto Sensu)
- Especialização em Engenharia Naval (Lato Sensu)
Nas abas abaixo, as informações releventes de cada uma destas áreas.
O Curso de Bacharelado em Engenharia Naval é vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE. O mesmo tem suas instalações administrativas no segundo pavimento no Prédio da Engenharia Mecânica.
São oferecidas 10 vagas por semestre (20 anuais), com entrada através do Sisu, com horário integral (Manhã/Tarde), tendo atualmente uma carga horária total de 4005 horas e duração mínima de 10 semestres e máxima de 18 semestres. Abaixo as principais informações sobre o curso.
Não existe uma pós-graduação específica em Engenharia Naval na UFPE.
A área de Engenharia Naval existiu dentro do Programa de Pós Graduação em Engenharia mecânica (PPGEM), de 2003 à 2015, tendo formado cerca de 12 Mestres na área. Por várias questões conjunturais a mesma está temporariamente desativada.
No entanto é possível fazer Pós-Graduação Strictu Sensu em linhas de pesquisa navais, dentro do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM/UFPE), ou através de instituições parceiras, com a participação de docentes do curso.
Dentro do PPGEM, estão disponíveis as seguintes linhas de pesquisa, ligadas à Engenharia Naval:
- A área de Engenharia de Materiais e Fabricação contempla uma linha de pesquisa voltada para a Construção Naval.
- A área de Processos de Sistemas Térmicos contempla uma linha de pesquisa na área de máquinas e equipamentos marítimos.
Informações sobre o PPGEM podem ser vistas clicando aqui
Sempre que possível serão criados cursos de especialização no âmbito da Engenharia Naval.
- Curso de Especialização do Prominp - Engenheiro Naval - 5o ciclo (encerrado)
O Curso de Especialização Engenheiro Naval do Centro de Tecnologia e Geociências – CTG da UFPE, foi criado pelo PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, que foi instituído através do decreto nº. 4.925 de 19 de dezembro de 2003, com o objetivo de maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de óleo e gás no Brasil e no exterior, sendo coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Petrobras.
Possui como desafio principal, identificar e implementar ações com o intuito de capacitar a indústria nacional de forma a atender as demandas de bens e serviços do setor de petróleo e gás. Para atingir este objetivo, foi identificada a necessidade de qualificar profissionais para suprir a demanda de pessoal requerida pelos empreendimentos planejados para o setor de petróleo e gás, tendo em vista a falta de profissionais devidamente qualificados para participar de tais empreendimentos. Dessa forma, o PROMINP elaborou o Plano de Qualificação Profissional que visa estruturar ações para qualificação de mão-de-obra, nas categorias e quantidades necessárias para suprir a demanda dos empreendimentos planejados para o setor.
O Curso de Especialização ocorreu no ano de 2013 e até o momento não há previsão de novas turmas.