Evento será realizado no dia 7 deste mês, às 14h, no Anfiteatro Iracema Pires, do Centro de Educação da UFPE
O projeto de extensão Festival de Cinema Negro Geparwood apresenta roda de diálogo sobre mulheres negras e o audiovisual com Danielle Valentim, no próximo dia 7, às 14h, no Anfiteatro Iracema Pires, do Centro de Educação da UFPE. O título da roda de diálogo é “Mulheres negras em cena: Como se revoluciona o audiovisual?”.
Danielle Valentim é mestre em Ciências das Artes e da Comunicação pela Universidade de Oldenburgo (Alemanha) e iniciou sua carreira trabalhando em emissoras de televisão como a TVU da UFPE e o canal alemão NDR. Há cerca de dez anos, tem se dedicado aos setores executivo e financeiro de mostras de cinemas e de filmes de curta e longa metragem. Em 2020 lançou o curta experimental “Carta ao Mar” e, em 2023, a série de interprogramas “Pretas da História” exibidas nas TVs públicas de Pernambuco.
Seus projetos de desenvolvimento passaram por laboratórios como Fiaban - Lab Negras Narrativas, Gira de Projetos Zózimo Bulbul, FeraLab, Marieta, e DOCSP e recebeu algumas premiações. Em 2023 foi admitida no programa Nicho Executiva, promovido pelo Instituto Nicho 54 de São Paulo e pode internacionalizar sua carreira com os projetos da Maat Produções, através da participação em mercados como o AFM em Los Angeles (EUA) e o EFM em Berlim (Alemanha). Em janeiro de 2024, foi admitida no programa de aceleração de carreira de novos diretores Black Brazil Unspoken, da Warner Bros. Discovery e tem se dedicado à pesquisa e à produção de filmes documentais e híbridos.