Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas debate a literatura e a arte de Braulio Tavares
Notícias Notícias
Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas debate a literatura e a arte de Braulio Tavares
O colóquio ocorrerá no auditório da Academia Pernambucana de Letras (APL) e contará com mesas-redondas e palestras
Nos dias 23 e 24 deste mês, o Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas, grupo de estudos do Departamento de Letras da UFPE, promove o colóquio “A espinha dorsal do espanto: celebrando a literatura e a arte de Braulio Tavares”, em homenagem ao escritor, intelectual e multiartista Braulio Tavares, que, em 2024, completará 74 anos. O colóquio será realizado no auditório da Academia Pernambucana de Letras (APL) e contará com mesas-redondas e palestras com vários especialistas convidados, além da presença do próprio autor, que proferirá a conferência de abertura e estará acompanhando todo o evento, interagindo com os palestrantes e público em geral. Braulio é um dos principais escritores de ficção científica, literatura fantástica e poesia popular do Brasil, autor de livros premiados, roteiros de cinema, peças de teatro e composições em parceria com grandes nomes da MPB.
O colóquio será aberto ao público e oferecerá certificado de participação para os ouvintes, que deverão realizar inscrição através do link que será disponibilizado na página oficial do evento no Instagram @coloquiobraulio, até o dia 20 deste mês. A programação completa das mesas-redondas e palestrantes será divulgada em breve no Instagram do colóquio.
Nascido em Campina Grande (PB), mas morando há várias décadas no Rio de Janeiro, Braulio Tavares conta com uma lista imensa de livros, roteiros, peças, traduções etc. que o firma como um dos principais nomes das artes no Brasil. Entre outros títulos, Braulio é autor dos livros de contos fantásticos “A espinha dorsal da memória” (1989), “Mundo fantasmo” (1996), “Histórias para lembrar dormindo” (2013), “Sete monstros brasileiros” (2014), do romance “A máquina voadora” (1994), além de obras de crônicas e ensaios. É ganhador dos prêmios Caminho de Ficção Científica (Portugal), Jabuti, Prêmio Shell, entre outros.
De acordo com o professor André de Sena, coordenador do colóquio, “Braulio é um dos maiores multiartistas e intelectuais vivos do Brasil, excelente contista, cronista, responsável pela introdução de muitos autores estrangeiros no país com traduções desenvolvidas desde os anos 80, além de incontornável nome da literatura imaginativa, especialmente a ficção científica e fantástica, de sua geração”.
No evento, que será realizado numa parceria entre a UFPE, a UFPB e a APL, haverá o lançamento do novo livro de Braulio Tavares, um poema-ilustrado intitulado “Na torre da lua cheia”, publicado pela Cepe e que conta com desenhos do artista plástico pernambucano Cavani Rosas, que também participará da sessão de autógrafos.