Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD)
Sobre Sobre
Página atualizada em 30/11/2023
Em 1º de junho de 2020, a UFPE divulgou em Boletim Oficial, a Resolução Nº 02/2020 do Conselho de Administração e Regimento Interno da Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco, a qual dispõe da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) como unidade estratégica atuando na modalidade de ensino a distância. A Portaria Normativa Nº 35, de 1º de outubro de 2020, estabelece a estrutura regimental da Secretaria.
A SPREAD presta suporte técnico à execução de atividades estabelecidas no âmbito da Universidade ou desenvolvidas em parcerias com outras instituições, através da oferta de cursos nas categorias de graduação, pós-graduação, extensão e atualização profissional.

Missão
Missão
A SPREAD é uma unidade estratégica de gestão da Universidade Federal de Pernambuco cuja missão é articular todos os processos que envolvem o Ensino a Distância na Universidade, através do assessoramento e apoio dos agentes envolvidos, bem como desenvolver e fomentar uma cultura conducente à paulatina transformação digital nos processos de ensino-aprendizagem na UFPE.

Visão
Visão

Valores
Valores
- Inovação, Modernidade, Qualidade
Propiciar novas nuances na concepção dos processos de ensino-aprendizagem atendendo às realidades e às cognições dos estudantes. Um ensino de qualidade não pode ficar por fora da realidade circundante. - Inclusão, Diversidade e Acessibilidade
Tomar em conta as especificidades do ensino público ofertando metodologias de qualidade nos processos de ensino-aprendizagem atendendo o amplo leque que reflete a diversidade, não apenas discente, mas também dos docente e técnicos, em especial, nas soluções oferecidas no atendimento de pessoas que apresentam com dificuldade de acessibilidade. - Trabalho em equipe
Interno e externo à SPREAD. Interação com outras unidades e agentes na construção de sentidos e produtos. - Ética
Tratamento e gestão ética dos dados arquivados referentes tanto aos conteúdos quanto às pessoas (discentes e docentes), em especial, na futura proposta do REA da Universidade Federal de Pernambuco. - Excelência
Educação de excelência para todos entendida como um direito inalienável do ser humano, democratizando o acesso às novas tecnologias aplicadas ao Ensino, mas valorizando ao mesmo tempo os aspectos humanos, atendendo a diversidade, no entendimento de que a tecnologia não é um fim em si mesma, mas um meio, inovador, atual e contemporâneo, capaz de contribuir na universalização dos processos de ensino-aprendizagem.

Objetivos
Objetivos
- Estabelecer um amplo consenso institucional mediante a elaboração de uma Resolução Normativa que responda a uma concepção do papel que, no futuro, deve desenvolver o Ensino a Distância no âmbito da UFPE, regulamentando e normatizando suas características e sua implementação.
- Articular e assessorar, quando da sua implementação, as diferentes unidades organizacionais competentes nos aspectos atinentes ao Ensino a Distância.
- Apoiar, assistir e subsidiar os agentes envolvidos nos diversos processos de implementação de digitalização educacional.
- Desenvolver junto à PROGEPE programas de capacitação de recursos humanos (docentes e técnicos) em novas tecnologias aplicadas ao ensino.
- Fomentar junto à STI e PROPESQI projetos e programas que visem a pesquisa em Novas Tecnologias aplicadas ao Ensino (a distância).
- Fomentar a criação de equipe(s) multidisciplinar(es) a nível institucional – dentro ou fora da unidade SPREAD – para o adequado desenvolvimento das Políticas em Educação a Distância da UFPE, inclusive da criação do REA.

Público-Alvo
Público-Alvo
Docentes, técnicos em administração e discentes da UFPE. Eventualmente, outros agentes parceiros da UFPE para a pesquisa no desenvolvimento de Projetos em EaD.

Oportunidades
Oportunidades
- O desenvolvimento no cotidiano das novas tecnologias representa, em termos gerais, uma oportunidade no crescimento paulatino do Ensino a Distância.
- A nível universitário, na última década, houve um crescimento expressivo dos cursos que desenvolveram a modalidade EaD.
- Contudo, nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, existe um grande descompasso com relação à iniciativa privada. Daí a necessidade de abrir um debate, interno à UFPE, e também externo a propósito da adequação de políticas que fomentem a implementação, em tudo ou em parte, das tecnologias aos processos de ensino-aprendizagem.
- Nesse sentido, as diretrizes do MEC para cursos de graduação contemplam a possibilidade de ministrar até 40% da carga horária dos componentes curriculares a distância.
- A universidade, em geral, e a UFPE em particular deve articular, no caso, através de setores como a SPREAD, políticas institucionais de implementação de metodologias que contemplem o EaD.
- As políticas de implementação deverão atingir todos os setores envolvidos e devem ser incorporadas, pela sua ubiquação estratégica, ao PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional.
- Os efeitos da pandemia da COVID-19 na Educação, que obrigaram a desenvolver emergencialmente metodologias de ensino remotas através de ambientes e plataformas virtuais, socializou o uso de tecnologias aplicadas ao ensino, embora de forma precária.

Desafios
Desafios
- Elaborar e desenvolver Normativa Institucional própria da UFPE no relativo ao Ensino a Distância.
- Colaborar e fomentar a capacitação, principalmente dos docentes, em Tecnologias aplicadas ao Ensino.
- Superação de imaginários de rejeição e resistência ao Ensino EaD na UFPE.
- Formação de equipes multidisciplinares significativas e competentes que norteiam os trabalhos de transformação digital no âmbito do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional.
Estrutura Organizacional Estrutura Organizacional
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Secretário Geral
O Secretário Geral de Programas de Educação Aberta e Digital tem por competência:
- Assessorar a administração central nos assuntos referentes à educação a distância;
- Representar a SPREAD ou delegar a representação, quando for o caso;
- Encaminhar às instâncias superiores da Universidade propostas de regulamentação do ensino a distância, do uso de plataformas e sistemas de comunicação e da base de dados da Secretaria;
- Planejar, coordenar, supervisionar e avaliar as atividades da SPREAD;
- Participar do processo de Avaliação Institucional no que concerne à EAD na UFPE;
- Estabelecer parcerias e/ou outras formas de cooperação para viabilização de projetos em educação a distância;
- Apresentar ao Gabinete do Reitor planejamento e relatório anual das atividades da Secretaria.
Secretário Geral: Prof. Jose Alberto Miranda Poza (Currículo Lattes)
Telefone: (81) 2126-8631
E-mail: spread@ufpe.br
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Coordenação Administrativa
A Coordenação Administrativa é responsável pelo planejamento, coordenação, elaboração e execução das atividades de gestão administrativa. O setor acompanha e analisa a integração entre o planejamento e a realização das atividades designadas para a SPREAD. Essa coordenação também assessora a Secretaria Geral da SPREAD no controle e avaliação do desenvolvimento das práticas administrativas e operacionais.
Tem por competência:
- Apoiar a Secretaria Geral da SPREAD nos procedimentos administrativos e de controle patrimonial;
- Propor ações que visem o aprimoramento das atividades administrativas;
- Produzir documentos oficiais e relatórios;
- Receber, distribuir e proceder a tramitação interna de processos e documentos;
- Acompanhar a administração e manutenção de material e patrimônio;
- Realizar os procedimentos relativos à administração de pessoal.
Equipe: Claudyvanne dos Santos Nascimento Silva (Currículo Lattes) - Téc. em Administração
Telefone: (81) 2126-8631
E-mail: spread@ufpe.br
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Coordenação Pedagógica
Trabalha, junto à Secretaria Geral da SPREAD, na interlocução com as demais instâncias da Universidade, no sentido de construir e consolidar a política institucional da modalidade de ensino a distância no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco. Assim como, apoiar ações a nível de graduação, extensão e pós-graduação que sejam integralmente a distância ou utilizem ferramentas educacionais da modalidade de ensino a distância.
Também presta assistência na elaboração de editais para processo seletivo de tutores e atua junto aos órgãos de fomento, como a CAPES, e espaços de debate da modalidade de ensino a distância.
Tem por competência:
- Assessorar o Secretário Geral nas atividades de formação e avaliação das atividades;
- Mediar no desenvolvimento e oferta de cursos de formação docente, técnica e profissional e de extensão em parceria com as demais instâncias da UFPE;
- Fomentar a capacitação em EAD para Professores e Tutores;
- Assessorar e/ou avaliar o material didático destinado aos cursos;
- Prestar suporte pedagógico, em educação a distância, às unidades da Universidade.
Equipe: Wellinson Vaz Braz de Melo (Currículo Lattes) - Técnico em Assuntos Educacionais
Telefone: (81) 2126-8593
E-mail: spread@ufpe.br
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Coordenação de TIC
O setor é responsável por ações fundamentais para a disponibilização de importantes produtos da EaD, viabilizados através de ações de análise, planejamento, desenvolvimento, apresentação, manutenção e qualificação, além de prospecção de tecnologias para EaD e suporte ao usuário do ambiente de aprendizagem.
Tem por competência:
- Gerir e manter a infraestrutura de TI da SPREAD;
- Desenvolver novos produtos de software para a EAD;
- Criar e implantar novos processos administrativos que utilizem T.I.C.;
- Evitar e solucionar problemas relativos aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Moodle) da UFPE;
- Garantir a segurança dos dados e da informação dos sistemas mantidos.
Equipe: Danilo Rafael de Lima Cabral (Currículo Lattes) - Técnico em T.I. David Carlos Pereira da Cunha (Currículo Lattes) – Técnico em T.I Gabriel Soares de Vasconcelos (Currículo Lattes) – Técnico em T.I João Cleber Bezerra Libório Correia (Currículo Lattes) – Técnico em T.I Sílvio de Barros Cavalcanti Filho (Currículo Lattes) – Técnico em T.I Thiago Henrique Almeida de Oliveira (Currículo Lattes) – Técnico em T.I Telefone: (81) 2126-8067
E-mail: ti.spread@ufpe.br
Através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem viabilizado a ampliação do acesso à Educação e o desenvolvimento de diversas regiões para a formação na graduação e continuada para professores da Educação Básica, além de cursos para gestores, e foco na redução das desigualdades.
Entre as principais competências da Coordenação UAB estão: gestão das atividades acadêmico-operacionais; interação entre os agentes institucionais (coordenadores, Polos, professores, estudantes); desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos; promover a melhoria da qualidade do Ensino Superior com ofertas de cursos de bacharelados, licenciaturas e especializações.
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Coordenação
Entre as principais competências da Coordenação UAB na UFPE estão:
- Gestão das atividades acadêmico-operacionais;
- Interação entre os agentes institucionais (coordenadores, Polos, professores, tutores, estudantes);
- Desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
- Promoção da melhoria da qualidade do Ensino Superior com ofertas de cursos de bacharelados, licenciaturas e especializações;
- Organização, planejamento e acompanhamento das ações dos Tutores.
Coordenador Geral: Prof. Francisco Kennedy Silva dos Santos (Currículo Lattes)
E-mail: coord.uab.ead@ufpe.br
Coordenador Adjunto: Prof. André Felippe Vieira da Cunha (Currículo Lattes)
E-mail: coord.uab.ead@ufpe.br
Coordenadora de Tutoria: Prof.ª Lígia Cristina Monteiro Galindo (Currículo Lattes)
E-mail: tutoria.uab@ufpe.br
Telefone: (81) 2126-8631
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Secretaria Administrativa
A Secretaria Administrativa possui a função de organização e execução do expediente administrativo, tratando da elaboração, tramitação e arquivamento de documentos e correspondência em geral, registro de atas de reuniões e agendamentos, dando suporte nas áreas de administração, logística; atendimento aos usuários, fornecendo e recebendo informações; elaboração de relatórios e planilhas, além de gerenciar pagamentos de bolsas UAB, viagens, compras e infraestrutura.
Tem por competência:
- Apoiar a UAB/UFPE nas atividades administrativas e de controle patrimonial;
- Elaborar documentos oficiais e relatórios;
- Receber, distribuir e acompanhar a tramitação interna de processos e documentos;
- Acompanhar a captação e a execução dos recursos financeiros da UAB/UFPE;
- Realizar os procedimentos relativos à administração de pessoal da UAB/UFPE;
- Realizar os serviços inerentes à Secretaria.
Setores:
- Setor Administrativo - Atendimento presencial e a distância aos estudantes, professores e usuários da SPREAD. Receber e encaminhar as demandas do público interno e do público externo, envolvendo os alunos e profissionais da Educação a Distância da UFPE e Polos UAB.
Equipe: Ana Carolina de Carvalho Lima (Currículo Lattes) - Auxiliar Administrativa
Telefone: (81) 2126-8631
E-mail: administrativo.uab@ufpe.br
- Setor Financeiro – Compete ao setor o apoio e assessoria às demandas tanto internas quanto externas dos cursos da SPREAD, realizando os pagamentos de bolsas UAB e diárias, bem como acompanhamento junto à CAPES da tramitação de recursos de custeio da SPREAD como um todo. Responsável por pesquisar, no mercado, orçamentos que atendam às perspectivas da Secretaria e estejam dentro de planilha orçamentária, acompanhando o processo pós-compra. Também acompanha contratos em vigência; recebe demanda para novos contratos; prepara Termos de Referência, orçamento; acompanha a execução de contratos e a necessidade de alteração contratual.
Equipe: Georgia Correia (Currículo Lattes) - Auxiliar Administrativa
Telefone: (81) 2126-8631
E-mail: financeiro.uab@ufpe.br
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Núcleo de Comunicação
O Núcleo de Comunicação da UAB/UFPE é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de comunicação interna e externa; elaboração, revisão e divulgação de conteúdo para o portal institucional e mídias sociais; produção de material gráfico e arquivamento em ambiente virtual de documentos institucionais, além de contato com os públicos de interesse da Secretaria (estudantes, possíveis alunos, tutores, professores, técnico-administrativos, coordenadores de curso e de polo, imprensa…).
Equipe:
Danielle Cristina dos Santos Lins (Currículo Lattes) - Comunicadora Social
E-mail: comunicacao.ead@ufpe.br
Telefone: (81) 2126-8631
A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) tem por competência propor ações para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS - Sistema Único de Saúde, assim como ofertar cursos e programas de especialização, aperfeiçoamento e outras formas de qualificação dirigida aos profissionais do SUS, através das instituições que integram a Rede UNA-SUS. Além de fomentar e apoiar a disseminação de meios e tecnologias de informação e comunicação que possibilitem ampliar a escala e o alcance das atividades educativas, contribuindo para a redução das desigualdades entre as diferentes regiões do país, por meio da oferta de cursos de capacitação e educação permanente, ajudando na integração ensino-serviço na área da atenção à saúde.
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Coordenação
Coordenadora Geral: Profª. Cristine M. G. de Gusmão (Currículo Lattes)
Coordenadora Adjunta: Josiane Lemos Machiavelli (Currículo Lattes)