Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Programa Povos da Pesca Artesanal lança na UFPE conjunto de ações para famílias de pescadores
Notícias Notícias
Programa Povos da Pesca Artesanal lança na UFPE conjunto de ações para famílias de pescadores
Com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, foram anunciados recursos de R$ 6 milhões para instituições de ensino desenvolverem atividades na área
A Universidade Federal de Pernambuco recebeu, hoje (19), o Ministério da Pesca e Aquicultura, para o lançamento das ações do programa Povos da Pesca Artesanal em Pernambuco. A ação do Governo Federal vai destinar R$ 6 milhões para atividades destinadas às famílias de pescadores do estado. A cerimônia aconteceu no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE.
Estiveram presentes o vice-reitor Moacyr Araújo, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, além do secretário Nacional da Pesca, Cristiano Ramalho, e da presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Ângela, ambos docentes da UFPE, entre outras autoridades.
Fotos: Bruno Nogueira
Evento foi realizado no Auditório João Alfredo, na Reitoria
As ações anunciadas serão desenvolvidas por instituições de ensino e são voltadas para a retomada da extensão pesqueira, investimentos na cadeia produtiva, apoio à juventude da pesca artesanal, combate aos impactos do petróleo, para a área da saúde, pesquisa e valorização ao trabalho feminino na pesca.
Outras ações envolvem compra de equipamentos como câmara frigorífica e placa solar; ações de formação em saúde e vigilância participativa; uma exposição fotográfica sobre a cultura material da pesca artesanal; e a compra de pescados para os Restaurantes Universitários das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco.
Secretário Cristiano Ramalho e ministro André de Paula formalizam parcerias com instituições do estado
Além da Universidade Federal de Pernambuco, são parceiras na ação a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a Fiocruz, as Secretarias de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do estado, e a de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife; e também a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
A cerimônia de lançamento contou com representantes de diversas entidades representativas de pescadores do estado de Pernambuco e, também, da Região Nordeste. Na ocasião, o ministro André de Paula reforçou que o recurso já estava disponível para todas as unidades executarem as ações do programa.