Tutoriais Tutoriais
O Tutorial de Oferta e Criação de Turma EaD no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPE foi criado para simplificar o processo de oferta e criação de turmas de ensino a distância na plataforma SIGAA.
Para acessar o tutorial, você tem duas opções:
Vídeo Tutorial: Assista ao passo a passo detalhado em formato de vídeo, onde você poderá acompanhar visualmente cada etapa do processo.
Tutorial em PDF: Se preferir um guia escrito para seguir, disponibilizamos o tutorial em formato PDF para download. Este documento contém todas as instruções necessárias e capturas de tela para facilitar o entendimento.
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) gerencia a infraestrutura de software e hardware da UFPE, sendo o ponto de contato para as questões técnicas da comunidade acadêmica.
Para auxiliar na abertura de chamados da UFPE, foi criado o passo a passo de acesso à Central de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC). Você aprenderá a abrir chamados, receber suporte e acompanhar suas solicitações de forma simples e eficiente.
O Tutorial de Cadastramento de Docente externo no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPE foi criado para facilitar o processo de cadastramento de docentes externos de ensino a distância na plataforma SIGAA.
Para acessar o tutorial, você tem duas opções:
Vídeo Tutorial: Assista ao passo a passo detalhado em formato de vídeo, onde você poderá acompanhar visualmente cada etapa do processo de cadastramento
Tutorial em PDF: Se preferir um guia escrito para seguir, disponibilizamos o tutorial em formato PDF para download. Este documento contém todas as instruções necessárias e capturas de tela para facilitar o entendimento.
O Tutorial de Cadastramento de Tutor no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPE foi criado para facilitar o processo de cadastramento de tutores de ensino a distância na plataforma SIGAA.
Para acessar o tutorial, você tem duas opções:
Vídeo Tutorial: Assista ao passo a passo detalhado em formato de vídeo, onde você poderá acompanhar visualmente cada etapa do processo de cadastramento.
Tutorial em PDF: Se preferir um guia escrito para seguir, disponibilizamos o tutorial em formato PDF para download. Este documento contém todas as instruções necessárias e capturas de tela para facilitar o entendimento.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPE é a plataforma onde estão disponíveis as salas virtuais das atividades pedagógicas dos cursos de graduação a distância e de apoio a cursos presenciais.
Para auxiliar na navegação do AVA UFPE foi criado um Guia de Navegação que apresenta o procedimento de acesso às salas virtuais e às funcionalidades do AVA.
A UFPE mantém uma comunicação contínua com sua comunidade de usuários do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e realiza constantes processos de autoavaliação. Essa interação ocorre por meio de escuta ativa e coleta de feedback por meio de formulários de satisfação. Esse ciclo dinâmico permite identificar demandas para aprimorar o AVA e desenvolver novas ferramentas.
Com o objetivo de apoiar os usuários na utilização das mais recentes funcionalidades implementadas no AVA UFPE, disponibilizamos abaixo os Guias de Uso dessas inovações.
Na página inicial do AVA, encontre o campo "Acesso à plataforma" no lado direito da tela, como mostra no GIF. Preencha suas credenciais de acesso: Clique no botão "Acessar" Veja no GIF acima como realizar esses passos! 2º Passo
3º Passo
4º Passo
Acesse o AVA UFPE e use suas credenciais para fazer login: Seu endereço de e-mail será atualizado assim que você confirmar através do link enviado. Veja no GIF acima como realizar esses passos! 1º Passo: Faça login no AVA UFPE
2º Passo: Acesse e modifique seu perfil
3º Passo: Modifique o e-mail cadastrado
4º Passo: Valide a alteração
Figura 1: Tela de Login. Utilizando CPF: Utilizando E-mail: Figura 2: Recuperando senha AVA UFPE. Importante: Recomendamos que você verifique qual e-mail está cadastrado no sistema para garantir que o link de recuperação será enviado para o endereço correto. Escolha apenas uma das opções (CPF ou e-mail). Usar ambas as opções pode resultar em problemas no recebimento do link de recuperação. Figura 3: Enviando e-mail para recuperação de senha. Pronto! Você agora poderá redefinir sua senha através do link enviado. 1º Passo: Acesse a tela de login
2º Passo: Recuperação de Senha
3º Passo: Verifique seu e-mail