A Equipe
A HISTÓRIA
A equipe de AeroDesign da UFPE surgiu no começo de 2001 quando um pequeno grupo de estudantes interessados em aprender um pouco sobre aerodinâmica e motivados pela competição de AeroDesign promovida pela SAE do Brasil, onde se juntaram e formaram a equipe “Lançar”. No começo as dificuldades eram muitas, não havia espaço reservado para a equipe, faltavam livros, computadores, ferramentas, apoio financeiro e sobretudo experiência; tudo era desafiador. Porém em menos de 9 meses, a equipe já estava com o avião pronto e preparada para embarcar para São José dos Campos – SP onde ocorrem as competições. Nesta competição foi marcada com o nosso piloto de apenas 13 anos fazendo grandes manobras em nosso avião e também da equipe de Curitiba. Várias dificuldades ocorreram nesta competição, porém todos se sentiram vitoriosos pois sabiam que tinham começado algo que se tornaria grande, e este caminho não teria mais volta.
Em 2002, visto os feitos que foram realizados na competição, o AeroDesign fica conhecido em todo o departamento de engenharia, vários estudantes se interessavam em participar do projeto. A competição passou a se tornar conhecida e popular. Mais ainda as dificuldades persistiam, faltava ainda um espaço para a equipe, computadores, ferramentas, apoio financeiro, o conhecimento técnico evolui um pouco. São criadas duas equipes “Aerobeat” e “Topeira”.
Em 2003 a equipe faz sua primeira viagem a São José dos Campos de ônibus, que dura 2 dias com a equipe “Topeira” e que tinha um avião que foi batizado de “Isabel” devido a um furacão que passava nos EUA na mesma época.
Em 2004 ocorre um triste episódio. Por causa de falta de apoio financeiro, a equipe se viu sem meios para poder participar da competição, se preparando para o próximo ano.
Em 2005 acontece vários eventos favoráveis para a equipe. A Chesf entra como patrocinadora master da equipe. E é cedido pela universidade um espaço para se alojar a sede oficial do projeto (no 1º andar da oficina de mecânica), a equipe adquire livros, computadores, ferramentas. E esta equipe foi batizada de Mandacaru. Neste ano de competição conseguimos umas das melhores pontuações em relatório da competição (entre as melhores do norte-nordeste). No final de 2005 a Alltec entra como patrocinador da equipe, e mantêm esta parceria até os dias de hoje.
Em 2006, empolgados com os resultados, a equipe trabalha com afinco para a competição. A Chesf sai do projeto como patrocinador máster. Ainda assim, a equipe Mandacaru apoiada pelos professores, parte para São José dos Campos e consegue o melhor resultado de todas as equipes passadas. Foi um grande momento em termos de evolução técnica da equipe, e aprendizagem com os erros passados.
O ano de 2007 a equipe passa por mudanças profundas. Muitos dos integrantes veteranos tiveram que deixar a equipe, visto que a sua formação acadêmica tinha sido concluída, restando apenas um membro efetivo na equipe. O grupo saiu do projeto se envolveu em um projeto audacioso e inovador: construir em parceira com um professor da universidade e a própria equipe de AeroDesign, um avião de voo autônomo, controlado por computadores, com o objetivo de capturar imagens de uma rota pré-programada.
Em 2008, a equipe retorna com apenas um veterano e muitos novatos. O grande desafio de conseguir patrocínio e ir a competição foi conseguido, e foi recompensado na competição onde o objetivo do ano foi alcançado com o voo válido na competição, o modesto 33º lugar serviu de motivação para o ano seguinte.
No ano de 2009 parte da equipe se manteve, e novas metas foram traçadas. Melhorias no relatório, mais testes de voo em Recife proporcionaram a possibilidade de se alcançar melhores resultados em São José dos Campos. A 22ª colocação da equipe e a 1ª colocação entre as equipes do norte/nordeste é até hoje a melhor classificação na competição.
Em 2010, a expectativa com a competição era muito grande. Inovações no projeto aerodinâmico, como a utilização de flaps e desenvolvimento de um perfil de asa próprio, evolução nos projetos estruturais, com a criação de um software de calculo para materiais compósitos, e avanço significativo no item de Estabilidade e Controle, marcaram esse ano. Esses esforços foram recompensados com a boa nota de relatório.
Em 2011, uma equipe praticamente reformulada iniciou o ano, apresentando um software de otimização para pontuação. O software consite em um otimizador multidisciplinar, relacionando as principais áreas do projeto como: aerodinâmica, estabilidade e controle, desempenho e estrutura. Com isso, tivemos uma grande economia de tempo na elaboração do projeto da aeronave. O lado negativo neste ano foi o não comparecimento a competição por motivos financeiros.
Em 2012, a equipe foi toda remodelada novamente, restando apenas um integrante com experiência na competição, sendo metade da equipe composta por estudantes de engenharia elétrica, eletrônica, produção e naval. Apesar da inesperiencia desse grupo, foi feito o relatório melhor pontuado da história da equipe, com destaque para estrutura (2º melhor nota, desconsiderando as plantas). Também conseguiu-se a primeira menção honrosa, com a aeronave com menor tempo de retirada de carga na classe regular (4,09 segundos).
Com o bom resultado na XIV SAE Brasil AeroDesign, a equipe encontra-se com grandes expectativas de alcançar o melhor resultado da história da equipe em 2013.
MEMBROS EM 2013
Armando Cruz | Caio Lopes | Camila Galindo | Cayo Felipe | Carolina Rocha |
Estrutura | Desempenho | Aerodinâmica | Estrutura | Estrutura |
Diego lins | Felipe Buarque | Hugo Torres | Lucas Cavalcanti | Matheus Raffael (Capitão) |
Construção | Estabilidade | Desempenho | Estabilidade | Estabilidade |
Pedro Vitor | Tiago Fernando | Tiago Gouveia | Vinícius |
Desenho | Estrutura | Eletrônica | Aerodinâmica |
Armando Lúcio | Nadège Bouchonneau |
Professor Orientador | Prof. Colaboradora |
MEMBROS EM 2012
Armando Cruz | Áureo Igor | Geovane | Gustavo Barros |
Estrutura | Desempenho | Desenho | Aerodinâmica |
Gustavo Pedrosa (Capitão) | Hugo | Matheus | Renato |
Aerodinâmica | Desempenho | Estabilidade | Estabilidade |
Tiago Fernando | Tiago Gouveia | Vinícius |
Estrutura | Eletrônica | Estrutura |
Armando Lúcio | Paulo Marcelo | Rafael |
Professor Orientador | Prof. Co-Orientador | Piloto |
MEMBROS EM 2011
Antonioni Campos | Áureo Igor | Bruno de Santana | Clarissa Cozzi | Dayvson Lourenço |
Estabilidade | Desempenho | Estrutura | Estrutura | Estabilidade |
Déborah Pereira | Gustavo Pedrosa | Mario Farfan | Matheus |
Aerodinamica | Desempenho |
Armando Lúcio | Rafael Aguiar |
Professor Orientador | Piloto |
MEMBROS EM 2010
Adriano José | André Albuquerque | Antonioni Campos | Bruno de Santana | Dayvson Lourenço |
Déborah Pereira | Gustavo Pedrosa | João Paulo Gusmão | Mario Farfan | Rodolfo Moura |
Rodrigo França | Thiago Girard | Victor Carriço |
Armando Lúcio | Rafael Aguiar |
Professor Orientador | Piloto |
MEMBROS EM 2009 | MEMBROS EM 2008 |
Adriano José Barros Silva Antonioni Barros Campos Bruno de Santana Alves Dayvson Lourenço Peixoto Bem Felipe Hebert Vanderley da Silva Leonardo Barbosa de Almeida Rodolfo Antônio de Moura Silva Rodrigo José França de Siqueira Cavalcanti Thiago Rodrigues de Souza Girard Professor Coordenador: Armando Lúcio Ramos de Medeiros | Bruno Duarte Pescaretta Eduardo Amorim Oliveira Felipe Herbet Vanderley da Silva Guilherme Bonani Gehring Karla Cybelle Alves de Oliveira Leonardo Barbosa Almeida Múcio Pinto Guimarães Júnior Pedro Igor de Castro Barbosa Pedro Maranhão Pinheiro Phelipe Calado de Souza Costa Rodolfo Antônio de Moura Silva Professor Coordenador: Armando Lúcio Ramos de Medeiros |
MEMBROS EM 2005 | MEMBROS EM 2003 |
Amanda Duarte Silveira Felipe Simões do Amaral Marrison Gabriel Guedes de Souza Osmarino Silva Borges Neto Petrônio Pereira da Silva Phelipe Calado de Souza Costa Professor Coordenador: Paulo Marcelo Pedrosa de Almeida | Paulo C. F. H Cavalcanti (Piloto) Germário de B. Lopes Filho Felipe do Amaral Simões Amanda D. Silveira Tiago José de Oliveira Barbosa (Capitão) Rafael Antonello Graziela de A Vilela José Félix de A Junior Julio C. Saldanha Tavares Marrison Gabriel Guedes de Souza Professores Coordenadores: Aldo Bonanni Paulo Marcelo Pedrosa de Almeida Professores Orientadores: Alexandre Pereira Lemos Alex Maurício Araújo Augusto César de Mendonça Brasil Dário Pessoa Ferraz Ramiro Brito Willmersdorf Ricardo Artur Sanguinetti Ferreira Severino Leopoldino Urtiga Filho |
MEMBROS EM 2002 | MEMBROS EM 2001 |
Cláudio Basto Porto Eduardo Antônio Lafayette de Almeida Eurico Cavalcanti Pincovsky de Lima Germário de Brito Lopes Filho Jorge Gustavo Amador Teixeira José Félix de Andrade Júnior Marcelo Ferraz Palmeira Nadilson Alves da Silva Tiago José de O. Barbosa (Capitão da Equipe) Sinderley Ramos Professores Coordenadores: Armando Lúcio Ramos de Medeiros Paulo Marcelo Pedrosa de Almeida Professores Orientadores: Alex Maurício Araújo Augusto César de Mendonça Brasil Carlson Antônio Mendes Verçosa Dário Pessoa Ferraz Davi Pessoa Ferraz Ramiro Brito Willmersdorf Ricardo Artur Sanguinetti Ferreira Severino Leopoldino Urtiga Filho | Alexandre Martins Simões AIvim Aurelien Geoffroy Lagrandcourt Cláudio Basto Porto Eurico Cavalcanti Pincovsky de Lima Germário de Brito Lopes Filho Jacob de Melo Cruz José Félix de Andrade Júnior Tiago José de O. Barbosa (Capitão da Equipe) Professores Coordenadores: Alex Maurício Araújo Carlson Antônio Mendes Verçosa Dário Pessoa Ferraz Davi Pessoa Ferraz Paulo Marcelo Pedrosa de Almeida Ramiro Brito Willmersdorf |